Machaboo: Como evoluir em jogos de luta

Dark Light
Machaboo: Como evoluir em jogos de luta
Share

Machaboo

Machaboo Blog

Machaboo, considerado um dos jogadores mais fortes de Guilty Gear, começou um blog e fez um artigo sobre como evoluir em jogos de luta.

Sua análise é direcionada para iniciantes e foca nos aspectos cruciais para que um jogador não só consiga vencer, mas também se torne mais forte no processo!

Para quem não conhece Machaboo, recomendo dar uma olhada na ficha técnica dele!

 

Machaboo: Como evoluir em jogos de luta

Fonte: [AmeBlog] 格闘ゲーム上達論

Recentemente, tenho ouvido bastante a frase “Como devo fazer para melhorar nos jogos de luta” vinda de iniciantes.

Então resolvi criar um blog especialmente para isso. Pensei em tentar escrever sobre minhas teorias a respeito de jogos de luta.

 

Objetivo

Acho que o primeiro passo importante é “definir um objetivo”.
Se não houver uma meta ou objetivo, antes mesmo de pensar na evolução a sua motivação não irá se manter por muito tempo.

E aliás, quanto menor seus objetivos, melhor.

Se o obstáculo inicial for muito alto, no meio disso você irá acabar pensando “acho que é impossível…?” e com isso sua motivação irá cair também.

Atualmente os vídeos e streamings de jogos de luta se tornaram bem mais populares, então ficou mais fácil acompanhar os jogadores top.
“Quero ser igual esse cara!” – se você definir um objetivo desses, certamente irá se frustrar (lol). Por isso, acho que é meio cruel falar assim mas reconheça que você é um iniciante, trace objetivos pequenos, vá se divertindo enquanto avança devagar… acho que esse é o principal caminho para a evolução.
Todos os jogadores de alto nível não começaram nesse nível e também já tiveram sua época ruim, por isso não seja impaciente e vamos jogar!

 

Execução

O próximo passo é “Conseguir mover o personagem como quiser”.

Por exemplo, meu jogo principal é Guilty Gear e nele existe o movimento chamado “airdash”.
Ele é feito colocando o direcional para frente duas vezes quando o personagem está no ar. Há uma grande diferença em ser capaz ou não de fazer esse movimento de imediato.
Ao melhorar sua execução, você torna-se capaz de fazer muito mais movimentos e com isso consegue lidar com muito mais situações.
A velocidade com que um jogador evolui depende bastante da capacidade de ele conseguir fazer algo imediatamente assim que eu ensino ele.

 
E como fazer para melhorar a execução? Simplesmente use bastante o stick.
Jogue bastante Versus, jogue bastante Training, o importante nessa hora é usar o stick.

 
Antigamente, quando eu jogava Street Fighter, meu sub-personagem tinha golpes de apertar um botão rapidamente. Isso era difícil e eu não conseguia fazer de jeito nenhum.
Depois de entender como fazer o comando, sempre que eu tinha um tempo livre, como durante uma viagem de trem, eu imaginava um stick na minha perna e ficava treinando o comando (lol). Assim, quando fui jogar novamente, consegui aprender a fazer o comando direito.
É meio constrangedor fazer isso dentro de um trem (lol) mas… quando não estiver com um stick, dá para imaginar um e treinar assim! Acho que fazendo isso fica mais fácil evoluir!

 
Esse treinamento mental também é importante né~

 

Leitura

Por último, “Ser capaz de entender o que o oponente está pensando e sentindo”

Este é o ponto mais difícil, mas acho que é também o ponto mais importante quando se trata de jogos de luta.

Em um jogo de luta, é possível entender o estado do oponente a partir do que está na tela.
Por exemplo, os jogos de luta tem um golpe especial que chamamos de “projétil”. O mais famoso é o Hadouken.
O Hadouken é um golpe onde ele sai do seu personagem e atravessa a tela em linha reta. Ele depende do personagem e do jogo, mas se você decidir punir esse golpe você deve pular para frente.
Vamos analisar a situação a partir desse princípio.

Durante uma luta:
“Se eu soltar o Hadouken 2 vezes seguidas, o oponente irá pular para frente”

Nessa situação, se você parar para pensar porque o oponente pulou para frente, provavelmente é:
“Odeio o Hadouken, vou pular para frente para vencer o Hadouken”
ou algo assim.

 
No exemplo acima o tópico foi o Hadouken, mas se você conseguir entender o pensamento do oponente em várias situações, essa capacidade de leitura vai tornar o jogo mais divertido e você também vai conseguir ficar mais forte assim.
Se você entender o que o oponente está pensando mas o oponente não conseguir entender o que você está pensando, você irá vencer facilmente só com essas informações. Quando isso acontece, fica fácil porque é como se você controlasse o oponente na palma da sua mão.
Em uma partida onde há uma diferença de nível, esse é o principal motivo pelo qual um dos lados é dominado completamente.

 
Quando eu falo que é mais fácil evoluir usando um personagem padrão de jogos de luta, é porque é mais fácil desenvolver a leitura com eles.
Se você usar um personagem diferente, você vai acabar vencendo porque o oponente não consegue entender muito bem o personagem e a sua parte da leitura não entra em jogo.
Assim, você não consegue desenvolver sua leitura e por isso a sua evolução fica mais difícil.

Os personagens padrões são fáceis de entender, então basicamente se você não tiver uma leitura você não vai conseguir vencer. Por isso, os personagens padrões desenvolvem sua leitura e é mais fácil evoluir como jogador. É isso que quero dizer.
Quando recomendo que os iniciantes joguem com personagens padrões, não é só porque eles são mais fáceis de jogar, é porque também tem esse lado da leitura.

 
Para entender a intenção do oponente quando ele solta um golpe é preciso ter conhecimento e experiência, por isso você não vai conseguir fazer isso de imediato. Mas eu diria que esse é o ponto mais importante em jogos de luta.

Então, acho que o ideal é jogar prestando atenção ao pensamento do oponente enquanto você se acostuma com o jogo,
Mas se for enfrentar alguém mais forte, tente concentrar seus esforços na sua própria intenção ao soltar um golpe. Assim, será divertido quando você for punido por soltar esse golpe (lol)

 
A partir daí, pense, pense, pense, pense e divirta-se jogando. Só isso.
“Vencer o oponente em 99 segundos” ou “Ter mais HP que o oponente após 99 segundos”. Essas são as condições para se vencer num jogo de luta e, a partir desse princípio, vamos jogar bastante enquanto pensamos sobre o jogo!
Se você estiver se divertindo, fica mais fácil jogar, mais fácil descobrir coisas novas e, consequentemente, mais fácil de evoluir!

 
E atualmente ficou mais fácil ser ensinado por jogadores de alto nível também. Claro que isso não é algo ruim, mas ao fazer isso você está deixando de lado seu raciocínio individual. Com isso, você não desenvolve seu próprio pensamento.
Antes de buscar ajuda, é importante tentar resolver sua situação por conta própria.

 

Conclusão

Acabei fazendo um texto longo, mas acho que minha teoria sobre a evolução de um jogador acaba por aqui. Ficarei feliz se isso for útil.

 
Por último, em um jogo de luta, apertar o botão com mais força não irá fazer o golpe sair mais forte. E personagens iguais tem sempre a mesma força.
Para todos, o resultado da partida é decidida na estratégia mental contra seu oponente. Acho que esse é um ponto legal sobre os jogos de luta.

Se você não joga jogos de luta mas mesmo assim veio ler este artigo, por favor gostaria que experimentassem jogar uma vez!

 
Seria bom se o número de jogadores de jogos de luta aumenassem bastante.

 
Até mais~


 

Machaboo – Ficha técnica

[Pessoal]

  • Nick: Machaboo, Mr. Saitekikai (“solução otimizada”)
  • Idade: 27 anos
  • Local: Saitama-ken

 
[Personagens]

“Na época do XX eu sabia jogar com todos, mas agora eu não tive muita paciência para aprender os personagens novos”
– Machaboo, no streaming do Godsgarden

  • Guilty Gear XX #Reload: Ky
  • Guilty Gear XX Slash: Ky
  • Guilty Gear XX Accent Core: Ky > Testament
  • Guilty Gear XX Accent Core +R: Ky > Faust
  • Guilty Gear Xrd Sign: Sol > Ky
  • Guilty Gear Xrd Revelator: Sol > Ky > Sin (atualmente, Sin)

 
[Torneios]

  • [GGXXAC] Tougeki 2007: Top4 (012 (SO), Machaboo (KY), BLEED (JO))
  • [GGXXAC] Tougeki 2010: Vice-campeão (FAB (PO), Machaboo (TE), Kazunoko (OR))
  • [GGXXAC] Mikado Sekai Saikyou Ketteisen 2012: 3º lugar (FAB (PO), Machaboo (TE), Roi (SO))
  • [GGXrd] Arc System Works 1st Official Tournament 2014: Campeão (Machaboo (SO))
  • [GGXrd] Arc Revolution Cup 2015: Campeão (Dogura (SI), Machaboo (KY), Kazunoko (SO))
  • [GGXrdR] Nico Choukaigi 2on2 2016: Campeão (Dogura (SI), Machaboo (KY))
  • [GGXrd] 1st Japan e-sports Tournament 2016: 4º lugar (Machaboo (KY/SI))
  • [GGXrdR] KSB 2016: Campeão (Machaboo (SI))

* Foi selecionado também para o evento especial “Toushin Gekitotsu”, onde foi mentor e jogador do time “Pro Gamer” composto por Kazunoko, Sako e Daigo

 
[Links]

 


 

Texto original: Machaboo
Tradução: Nikki

Logar-se Categorias Arquivos
Streams