Resultados 1 a 7 de 7

Tópico: Série de Character Specifics - Yun

swords ::psyduck:: Avatar de Shao
    Data de Ingresso
    25/05/2010

Live PC
    RyougiShao
    GGPO
    Shao

Série de Character Specifics - Yun

Resolvi expandir o tópico e ao longo do tempo, pretendo cobrir em profundidade os character specifics práticos do Yun, um personagem em que venho me dedicando há algum tempo.

st.LP, st.LK, st.MP xx HK Nisshou Kyaku

Overview
    Um combo bem situacional e primariamente usado para punir aberturas grotescas como um Shoryuken defendido ou whiffado quando você não tem meter para punir com um combo de Genei Jin, e o starter do combo não vai te dar meter suficiente também. As recompensas desse combo em relação ao st.LP, st.LK, st.MP xx Zesshou Hohou, é que ele fornece um pouco a mais de meter, dá mais dano e fornece mais tempo pra preparar o seu okizeme. No entanto, esse combo é altamente character specific, não funciona em crouchers e dá pra punir muito, mas muito fácil on whiff. Como somos uma comunidade competitiva e devemos utilizar de toda e qualquer vantagem, mesmo que miníma, eu fiz alguma pesquisa sobre esse combo, em nos meus testes, levei em consideração o EX Nisshou Kyaku também, não só o HK, pois apesar do Yun quase não usar EX, em raras ocasiões isso pode ser útil. Exemplo: final do primeiro round e o oponente dá uma abertura e você tem meter completa, ele não morre pra um BnB comum por bem pouca coisa, o suficiente pra você combar usando o EX Nishou Kyaku -> HP Zesshou Hohou midscreen/HK Nishou Kyaku no corner, economizando meia-barra. Denovo, vantagens pequenas, mas volta ao ponto que eu fiz anteriormente.

Ah, fiz o tópico o mais carnavalesco possível. Ia botar table of contents, mas fiquei com preguiça. Se alguém tem alguma correção, algo a acrescentar, comentar, sintam-se livres pra fazer aqui.

Em quem funciona / não funciona

Como muitas personagens apresentavam comportamento similar quanto a esse combo, eu dividi elas em "classes" para facilitar as coisas, personagens que apresentam comportamento único estão separadas individualmente.

Shotokan
    Funciona com o Nishou Kyaku HK bem facilmente, tanto midscreen quanto no corner. EX Nishou Kyaku não funciona de maneira alguma. Como o Alex funciona exatamente da mesma forma, estou botando ele aqui.

Ryu
    Akuma
    Ken
    Alex
    Sean

Funciona sempre
    Funciona normalmente dadas as condições normais, tanto midscreen quanto no corner, mesma coisa vale pra versão EX.

Urien
    Q (após um Nishou Kyaku EX no corner, se quiser fazer followup com outro Nishou Kyaku HK, é bom fazer um delay grande, caso contrário só 1 hit vai conectar)
    Necro
    Makoto

Não funciona
    Não funciona de maneira alguma.

Oro
    Chun
    Ibuki
    Yang
    Yun

Casos individuais

Hugo
    Ignora tudo e todas condições, funcionam todos os Nishou Kyakus (light, medium, heavy, EX) e pega até quando ele estiver crouching. Se tornando um combo muito mais prático nessa partida, já que vai funcionar na maioria das distâncias com starters variáveis e sem se importar com crouch.

Dudley
    O Nishou Kyaku HK vai funcionar midscreen, porém o cancel tem de ser muito rápido, o que torna esse combo não aconselhável, já que se você errar você é punido big time e a diferença de recompensa é bem pequena. Não funciona no corner e a versão EX não funciona de maneira alguma.

Elena
    Mesmo caso do Dudley, tem que cancelar bem cedo para não whiffar. A diferença aqui é que o Nishou Kyaku EX nunca vai pegar os dois hits(impossibilitando o juggle), mesmo em point-blank range fora de combos.

Remi
    Regras do early cancel aplicam, versões HK e EX funcionam midscreen, mas não funcionam de maneira alguma no corner.

Twelve
    Quando eu estava realizando os testes e vi os casos do Dudley e do Remi, pensei que o corner atrapalhasse com esse combo, mas essa minha lógica foi pro espaço. Versões HK e EX funcionam apenas no corner.

Possibilidades após Zenpou Tenshin (Command Grab)

Muitos sabem que é possível conectar um close st.MK em certos personagens por causa dos infâmes resets e possibilidades com Genei Jin, no entanto, mais coisas são possíveis em determinados personagens. Procurarei cobrir as seguintes opções:

- cr.MP xx Nishou Kyaku
    - close st.MK
    - st.LP, st.LK, st.MP, referido aqui como TC1 (em todas as situações em que ele funciona deve ser dada uma leve caminhada para frente)
    - st.MP, st.HP, b.st.HP, referido aqui como TC2

*As regras para o TC1 xx Nishou Kyaku são as mesmas que eu coloquei nesse mesmo post, com exceção do Dudley

Opções universais que não estou considerando:

- cr.MK / cr.MP xx Zesshou Hohou
    - HK Nisshou Kyaku

Separando algumas personagens em grupos novamente e outras individualmente, temos:

Shotokan
    Ryu, Akuma, Ken, Sean, Remy, Necro
    Funciona - nope
    Não funciona - st.MK, cr.MP xx Nishou Kyaku, TC, TC2 whiffa o último hit

Grupo dos sem nome
    Oro, Elena, Alex, Yang, Yun
    Funciona - nope
    Não funciona - st.MK, cr.MP xx Nishou Kyaku, TC, TC2 whiffa já no segundo hit

Q
    Funciona - st.MK, TC1, TC2, cr.MP xx Nishou Kyaku
    Não funciona - nope

Dudley
    Funciona - TC1 (timing difícil)
    Não funciona - st.MK, cr.MP xx Nishou Kyaky, TC2 whiffa no último hit
    *TC xx Nishou Kyaku não funciona pela range não ser point blank

Chun
    Funciona - TC1, TC2, st.MK
    Não funciona - cr.MP xx Nishou Kyaku

Ibuki

Funciona - TC1 (timing difícil), TC2
    Não funciona - cr.MP xx Nishou Kyaku, st.MK

Makoto
    Funciona - TC1, TC2, cr.MP xx Nishou Kyaku (caminhar antes de usar), st.MK
    Não funciona - nope

Urien
    Funciona - nope
    Não funciona - st.MK, cr.MP xx Nishou Kyaku, TC, TC2 whiffa já no segundo hit
    *cr.MP whiffa se não caminhar pra frente antes de usar

Hugo
    Funciona - TC1 (timing difícil), cr.MP xx Nishou Kyaku (caminhar antes de usar)
    Não funciona - TC2 whiffa o último hit, st.MK

Twelve
    Funciona - cr.MP xx Nishou Kyaku (caminhar), TC1, TC2
    Não funciona - st.MK

Última edição por Shao; 09/12/2010 às 14:14.
    Citação Postado originalmente por Wilken Ver Post
    Ainda jogando de Sakura, mas achando ela muito uberz0rd no SSF4 AE; acho que vou pegar alguém mais fraco ._. ; pensei em Ibuki mas Ibuki é o novo Ken do jogo, não sei o que fazer x.x

2. The Following 6 Users Say Thank You to Shao For This Useful Post:

HiagoX (02/12/2010), J-ISM (01/12/2010), KodokuSange (22/02/2011), Lider Dante (01/12/2010), Nikki (01/12/2010), Soneca (02/12/2010)

Data de Ingresso
    25/07/2010

GGPO
    Soneca

Ótimo post, sempre me perguntei em que situações usar.

Data de Ingresso
    25/05/2010

Live PC
    RyougiShao
    GGPO
    Shao

Citação Postado originalmente por Soneca Ver Post
    Ótimo post, sempre me perguntei em que situações usar.
    Pois é, me veio a idéia desse tópico porque eu também me perguntava isso. Eu tô afim de cobrir uma série de character specifics do Yun, como close st.MK depois de command throw e etc.
    Ainda jogando de Sakura, mas achando ela muito uberz0rd no SSF4 AE; acho que vou pegar alguém mais fraco ._. ; pensei em Ibuki mas Ibuki é o novo Ken do jogo, não sei o que fazer x.x

Data de Ingresso
    25/05/2010

Live PC
    RyougiShao
    GGPO
    Shao

Atualizado.
    Última edição por Shao; 09/12/2010 às 14:33.

Arigatouful Avatar de KodokuSange
    Data de Ingresso
    10/06/2010

PSN ID
    KodokuSange
    GGPO
    SangeYasha

Bom post, é realmente útil.
    http://www.youtube.com/watch?v=Sd8ccLkQprw
    Main:まんきつ
    (life and all games)

★★★★★ Avatar de Bullet
    Data de Ingresso
    23/05/2010

GGPO
    bullet

Red Urien

8. The Following User Says Thank You to Bullet For This Useful Post:

Shao (31/03/2012)

Babelfish Avatar de Nikki
    Data de Ingresso
    23/05/2010

GGPO
    NikkiSlash

Eu gosto bastante de usar o f+HP de anti-aéreo, aí hoje resolvi testar se dá para maximizar o potencial dele... Com o Yun no corner, usando um f+HP para pegar em cross, normalmente dá para acertar um Lunge em seguida (33dmg vs. Ken, 40dmg vs. Akuma). "Então, deve dar pra acertar outra coisa!"

Botei o Akuma dando demon flip com o Yun no corner e resolvi testar alguns golpes:
    - LP Shoulder, na tentativa de cancelar ele em GJ, mas ele não alcança o char (não testei em chars grandes, como Hugo/Q). Então, no good.
    - {Genei Jin, Lunge} não pega a tempo
    - {Genei Jin, f.LP} funciona! Segue combo default {f+MK x2, Palm, etc.}!
    - {Genei Jin, f.MP} também! Segue combo default {f.+MK x2, Palm, etc.}! Deu 113 damage vs. Akuma :3

O problema é que isso só funcionou em uma altura certa (pegou o f+HP bem alto), e o timing é meio chato pra ativar o GJ cedo (fazer o comando muito cedo não funciona, pq tem que esperar a troca de lado). Outro detalhe é que só acertei contra o Akuma, testei contra um jump-in da Chun (j.HP e j.HK) e do Ken (j.MK) e não consegui repetir o combo (fica muito baixo).

No entanto, minha execução tava bem meia-boca (tv com lag, pad de ps3) então não posso garantir que não pega nos outros chars...

Oh well, fica de curiosidade aí. Depois testo mais situações :3
    > Complete Tutorial - Part 1 - Part 2
    > Mitsurugi (Zappa) vs. Ogawa (Eddie) - Part 1 - Part 2 - Part 3
    > Mikado Ranbat: Melhores Momentos
    Projeto atual: Guilty Gear XX Accent Core - How to play?

10. The Following 2 Users Say Thank You to Nikki For This Useful Post:

J-ISM (10/05/2012), Lider Dante (10/05/2012)

Marcadores

Permissões de Postagem