Abusando da engine do jogo, como buffer, prioridade de botões e negative edge, é possível combiná-los para criar uns Option Selects interessantes, além de diminuir a chance de você errar um comando em um wake-up reversal.
A idéia veio enquanto eu lia um pouco sobre o Zappa e me deparei com alguns Option Selects muito bizarros dele para o wake-up reversal. Eu explico ele depois, mas ele me abriu os olhos para algo tão óbvio...
Reuni alguns exemplos aqui para entender melhor do que estou falando:
===[Wake-up Reversal]===
A janela de reversal no wake-up em GG é pequena, e às vezes errar um comando reversal pode matar ("não saiu o golpe!").
[Janela de Reversal]
Special Moves: 2F (ex: Volcanic Viper)
Overdrives: 3F (ex: Ride the Lightning)
Outros: 1F (ex: Burst, Backdash, Throw, etc.)
Primeiro, vamos eliminar um problema: "eu erro o comando, sai S no lugar de 623S e levo CH!!"
Aqui entramos no Negative Edge, comum em f-games. Ao invés de fazer 623+S apertando S, faça o movimento soltando S. Ou seja... Ao invés de 6~2~3+[S], faça 6~2~3+]S[!
Se você fizer o comando certo, sai o Volcanic Viper (623S). Se você errar o comando, não sai golpe nenhum! Isso ocorre porque o Negative Edge só é válido para Special Moves, não Normal Moves.
Agora, o segundo problema: "eu erro o timing do reversal e levo o okizeme!"
Para evitar esse problema, vamos usar o "buffer de comando" somado ao "negative edge". Além de fazer o golpe soltando o botão, faça um movimento diferente: 623[1]+]S[!
Assim, se você acertar o timing do reversal, sai o 623S. Se você errar o timing, você estará defendendo com [1] (ou [4])!
Isso é possível porque a engine permite que você insira mais comandos e ainda consiga soltar o golpe desejado, o chamado 'buffer de comando'.
Com esses dois detalhes, seus wake-ups serão bem mais safes e você terá menos problemas em lidar com eles sob pressão ^_^
===[Anti Cross-up (6P)]===
Esse é um Option Select bem simples, funciona em vários casos, mas pode ser quebrado pelo oponente se ele estiver ciente disso.
Quando o oponente tentar um cross-up, faça 6+P+K!
O que acontece é que se o oponente tentar um fake cross-up e atacar pela frente, você vai soltar um 6P anti-air nele. Se ele tentar o cross-up, você defende com FD (vai trocar de lado e virar 4+P+K).
A falha disso é que o oponente pode atrasar um pouco o cross-up e fazer você soltar o 6P para o lado errado, pegando você em CH. Ainda assim, se o oponente atrasar um pouco é capaz que você consiga ver a tempo e reagir de acordo. Um Air Throw corta cross-ups atrasados muito bem.
===[Anti Cross-up (Special)]===
Já notou como é difícil soltar um reversal em um cross-up, porque ele pode inverter seu comando na última hora? Pois é, cross-ups costumam ser bem menos arriscados a reversals por causa disso... mas não são invencíveis.
Agora vamos chutar o balde no buffer de comando com um Option Select. Confira os comandos abaixo:
(Ao invés de) -> (faça)
623 -> 642321
632146 -> 6321412364
Veja que o comando vermelho é o comando original, enquanto o comando azul é o invertido (os verdes representam comandos que servem pros dois ao mesmo tempo).
Com esses comandos, você vai soltar seu reversal independente do lado que o oponente estiver, porque você inseriu o comando para os dois lados.
Como o comando é meio complexo, é mais fácil de errar o timing dele durante um wake-up, por isso faça com Negative Edge para evitar Counter Hits à toa.
O comando do 632146 não é muito difícil de fazer com esse buffer, mas o do 623 deve ter um cuidado especial: se você não terminar o comando na diagonal (1), indo até o (4), você vai soltar um 214 se o oponente não trocar de lado. Ou seja, estraga todo o Option Select.
===[Safe Air Throw]===
No GGXX#R, era possível tentar Air Throws sem correr o risco de soltar um j.HS, fazendo j.4+HS+<botão>. Se você errasse o Air Throw, o char iria usar FD. Infelizmente, isso mudou do Slash em diante, pois o HS não era mais cancelável em FD.
Mas agora existe outro jeito, mais difícil, mas ainda assim possível de fazer em uma match. A idéia é um "kara" cancel, que por sua vez é cancelado em FD.
Ao invés de tentar um Air Throw com j.4+HS, faça j.4+HS+D~K (ou P).
Assim, o j.4+HS tenta o Throw. Se o Throw não acertar, o HS é cancelado pelo D (prioridade de botões) no primeiro frame. Mas você cancela o D no primeiro frame com um Faultless Defense Cancel apertando P/K (formando 4+HS+P/K). Complexo... mas é uma técnica extremamente vantajosa.
Resumindo, se você puder agarrar, ele agarra. Se não puder, ele faz um FD (mas a voz do j.D ainda sai lol). j.4+HS+D~K. Infelizmente isso não é válido no chão porque o 5D não possui FDC.
Note que você não pode ter Burst nesse caso, pois o HS+D vai soltar um Burst.
Você pode treinar isso com o Sol, pulando com 4+HS+D~K (sem Burst). Cada vez que você fizer o comando certo o Sol vai gritar "teyah!" (o grito do j.D) mas vai estar em FD!
===[Zappa Wake-up]===
Quando o Zappa é atingido, ele tem 1/9 chance de ganhar um espírito. E isso, apesar de parecer bom, atrapalha demais a vida dele porque assim você nunca está seguro se pode usar um reversal 236P ou não.
Esse Option Select diminui as chances de você soltar um 6P à toa quando quer usar um {(No Spirit) 236P}, funcionando para o No Spirit, o Dog e o Sword (ou seja, só no Ghost você se ferra, mas as chances são 2/81 de vir ele).
Comando: 6236[1]+]P[+]HS[~D
Explicando por partes:
No Spirit - o 6236[1]+]P[ solta o 236P de reversal
Sword - o 6236[1]+]HS[ solta o 623HS de reversal
Dog - o [1]~D usa o 2D, protegendo você de um hit
Ghost - sai um 236X e você zivudeu
O que acontece aqui é uma mistura de buffers e negative edges anormal. Eu aconselho treinar em partes:
1) Reversal: Zappa tem um timing estranho para levantar, o que dificulta acertar o ponto do reversal no começo. Comece treinando esse timing controlando o dummy da CPU para te derrubar e você tentar levantar usando um 632146HS. Lembre-se que se acertar o ponto de Reversal, a palavra "reversal" aparece escrito na tela
2) Negative Edge: soltar um botão para fazer um comando é meio estranho no começo, então acostume-se a soltar o botão na hora certa. Treine com o comando do 6236P+HS no "No Spirit" e na "Sword"
3) Reversal em Negative Edge: Coloque a CPU para te derrubar, e tente levantar com o 6236P+HS em Negative Edge
4) Wake-up Reversal: Treine agora o reversal com o comando 6236[1]P+HS em Negative Edge para poder defender-se quando errar
5) Dog: coloque o Training Mode para sempre chamar o Dog. Faça o comando 6236[1]+]P[+]HS[~D em reversal. Somente o Dog deve bater enquanto o Zappa defende.
6) Reze para nunca vir Ghost nessas horas
===================================
===[Conclusão]===
Wake-up Reversal: 623S -> 623[1]+]S[
Anti Cross-up 1: 6+P+K
Anti Cross-up 2: 642321 ou 6321412364
Safe Air Throw: j.4+HS+D~P/K sem Burst
Esses comandos são complexos, mas todos eles tentam diminuir os riscos durante a match e melhorar sua defesa, um ponto muitas vezes negligenciado e resumido a "segurar pra trás".
Há mais a ser explorado nessa área, mas o que consegui descobrir de útil até agora foram esses.
Eu vi que é possível cancelar um Slashback errado com FD, mas não encontrei uso decente até agora. Se você segurar 4+K+HS e apertar S, você vai segurar um FD, soltar um SB e por alguns frames (1? 2?) sai um FD depois do Slashback. Em teoria, isso facilitaria o Slashback porque você pode errar ele por 1~2F e ainda conseguir defender um golpe com FD mas... eu não consegui testar se isso realmente acontece, pois errar um SB de propósito por uma margem de 1~2F para testar não é algo 'humano'. E se você errar por mais do que isso, você não escapa da penalidade dos 30F sem defesa do Slashback.
Mas, fica aí a idéia para quem quiser tentar :3
Obs: o efeito é mais visível se você apertar S repetidamente enquanto segura o 4+K+HS, é mais fácil enxergar um traço verde do FD piscando.

Responder com Citação

Marcadores