-
[CT] Litchi Faye Ling - Tutorial
[BBCT] Litchi Faye Ling

===[Movelist]===
» Normal Moves
» Posicionando o Bastão
» Special Moves e Distortion Drives
»» Com Mantenbou
»» Sem Mantenbou
Os normais indicados por[*] possuem versões significativamente diferentes quando executados com ou sem o Mantenbou.
Golpes em azul são normals ou specials. Em vermelho são os Distortion Drives.
» Normal Moves
- 5A
- 5B
- 5C[*]
- 2A
- 2B
- 2C[*]
- 3C[*]
- 6A
- 6B
- 6C[*]
- j.A
- j.B
- j.C[*]
- 447 : Command backdash. Executa um back step e um salto para trás, durante o qual ela é invencível. É cancelável em air dash
» Posicionando o Bastão
O botão de Drive da Litchi posiciona o bastão na posição em que foi apertado. Pressionando-o novamente, o bastão irá até o fim da tela e de volta para a personagem. Dependendo de como for colocado, ele possui 2 possíveis trajetórias: A primeira em movimento de arco e volta rente ao chão e a segunda rente ao chão tanto na ida quanto na volta.
- 5D : Trajetória tipo 1
- 2D : Trajetória tipo 2
- j.D : Trajetória tipo 2
- j.2D : Trajetória tipo 1
Em alguns golpes onde o Mantenbou se afasta ou "sai" da personagem, como o 3C, 6A ou os follow-ups do Ikkitsuukan, apertar D enquanto o bastão ainda está voltando ou nao chegou ao chão ativa o drive normalmente, como se o bastão já estivesse posicionado. Também é possível chamar o bastão de volta durante o dash.
» Special Moves e Distortion Drives
- Ryuuiisou (6428+C) : Um pilar de fogo verde e bem rápido. Funciona com ou sem bastão. Movimento mais rápido do jogo mas não tão abusivo quanto parece, devido ao seu hit box inclinado.
»» Com Mantenbou
- Ikkitsuukan (41236+D) : Litchi assume uma pose defensiva, com super armor high+mid. Ainda leva golpe low. Pode ser continuado com A, B ou C, onde cada botão indica uma direção para a qual o bastão vai ser atirado. Em caso de acerto, o bastão é lançado para o ar e posicionado.
- Tsubame Gaeshi (623+D) : Um dos melhores shoryukens do jogo. Possui invencibilidade no inicio da execução até o inicio de seus frames ativos. O bastão é lançado para o alto, acertando tanto na subida quanto na descida, e o mesmo é posicionado após a queda.
- Daisharin (632146+D) : Durante o Super Flash, aceita direcionamento (direcional+D). Após todas as direções forem executadas, o bastão sobe e cai em cima do adversário (a subida não acerta), posicionando o bastão.
»» Sem Mantenbou
- Shishin (41236+D) : Segue a trajetória na qual o bastão foi posicionado. Muito usado para cobrir eventuais aberturas no fim de alguma block string.
- Kote Gaeshi (623+D ou 421+D) : Faz o bastão avançar ou recuar uma posição, dependendo do comando usado. Pode ser executado no ar.
- Sangendai : Sequência de Rekka da Litchi.
--> Haku (236+A) : Slide que acerta low. Mais usado em combos.
--> Hatsu (236+B) : Golpe anti-aéreo muito bom. Corta vários golpes e pode ser executado no ar.
--> Chun (236+C) : Golpe overhead. Punível caso defendido. Pode ser executado no ar.
- Riichi : Litchi pula na direção do bastão e...
--> Tanke Machi (63214+A) : Permanece em cima do mesmo. Segue em Ippatsu
---> Ippatsu (A, B ou C) : A é mais rápido e C é o mais lento, mas acerta alguns personagens na altura do chão. Eles combam um com o outro.
--> Hikkake (63214+B) : Atira o bastão na direção do oponente. O bastão permanece posicionado após o golpe.
--> Okkake (63214+C) : Pula na direção do oponente.
- Kokushi Musou (632146+D) : Mantenbou se transforma em um boneco e desfere vários golpes. Bom em alguns casos para Okizeme. Bastão retorna após término do movimento.
===[Gameplay Tips]===
Nessa seção eu vou passar uma idéia básica de como jogar com a nossa amiga bem-dotada. É um bom lugar pra começar pelo menos, até você desenvolver seu próprio estilo de jogo.
» O que devo/não devo fazer?
Primeiro de tudo e a coisa mais óbvia: use o Mantenbou. Ele não ta ali de enfeite igual ao prego do Bang. Mas, claro, o bastão também não é nenhum Hadouken de um certo jogo pra ficar sendo usado a cada meio segundo.
Segunda coisa é quando o oponente estiver no canto. Essa é a sua hora de brilhar. O okizeme no canto é a principal arma da Litchi e quando bem utilizado, da muito trabalho (e muito knockdown) para o oponente escapar.
» Não entendi. Desenha pra mim?
Não.
O bastão da um ganho de alcance indispensável para a Litchi. Se você ainda não entendeu, a Litchi é um personagem "zoner". Ou seja, você vai dar pokes e manter sua distância. Você vai abusar de pokes e setups para que o oponente erre e aí sim você comece seu ataque.
» Que poke usar?
Com bastão? 5B, 6B, 2B, j.B e j.C. 6B e j.C em particular são duas preciosidades que eu vou explicar mais a frente.
Sem bastão? Nada realmente confiável, mas se precisar mesmo usar algo, que seja 2B, 6B ou j.B
» Quando eu uso o drive dela?
Esse drive é uma faca de dois gumes. Deixar o bastão no chão por pura palhaçada pode custar a partida e um golpe errado pode te deixar desamparado e o oponente feliz. Utilize-o quando estiver longe e precisar avançar. Quando bem utilizado, ele cobre o seu avanço.
» E os Distortion Drives?
Sabe quando o oponente fica dando soquinho no nada, ou quando você sabe que ele vai vir seco dando algum golpe? Então, nessa hora você usa o Ryuuiisou.
O Daisharin é semelhante ao drive normal, você usa bastante para cobrir seu avanço, mas ele também é bom para pressionar o adversário.
Já o Kokushi Musou é interessante pra okizeme, forçando seu adversário a levantar defendendo, dependendo da situação, permitindo as vezes até algum mix-up.
» O que eu faço com um counter hit?
Sabe os pokes que você deve usar? Então, é aqui que aqueles dois que eu mencionei vão entrar em ação. 6B e j.C, quando em counter hit, causam wall bounce, e esse vai ser uma das bases do seu jogo. Por que? Porque esse wall bounce significa free combo. Outro na mesma situação é o Ryuuiisou.
» Quero combar. Posso?
A não ser que você tenha problemas de coordenação, claro que pode! Mas tenha em mente que os combos básicos dela não são algo simples tipo 5A, 5B, 5C, 3C e seja feliz. Pra ser sincero, 5A 5B nem combam um com o outro.
O problema dos combos da Litchi é a relação esforço/dano, porque você vai sofrer um pouco pra acertar os combos e o dano não é o mesmo que combos mais simples de outros personagens. Além de que existe muita adaptação de combo dependendo da personagem alvo.
Eu pessoalmente divido os combos da Litchi em categorias: "Combo no meio da tela", "Combo que leva pro canto" e "Combo no canto".
» Algo mais que eu deva saber?
- Tsubame Gaeshi é muito bom, mas não ganha luta sozinho (apesar de que certas pessoas dizem que sim). Um Tsubame errado e você corre muito risco de perder a sua vantagem.
- Para fugir ou muitas vezes terminar um combo aéreo em segurança, Riichi: Tanke Machi ou Riichi: Hikkake são boas opções.
- Kote Gaeshi tem sua maior utilidade durante o okizeme.
- 5C e 6C são interessantes para block strings, mas abrem sua defesa caso o adversário defenda com IB. 3C só em casos específicos.
===[Combo Tips]===
- Os combos da Litchi, em sua maioria, não se aplicam da mesma forma para todos os oponentes. Ajustes serão necessários.
- Segurar D mantem o bastão fixo, mas ativo. Quando soltar D, ele dispara. Use isso para pressões e para ajustar o tempo durante alguns combos.
- Combos de throw são o pior caso, pois é onde vai haver maior diferença entre qual combo usar entre os personagens. Depois eu boto uma lista dos que eu uso (se são os melhores, não faço idéia).
- Combo aéreo não é o forte da personagem. Opções simples são j.B j.C dj.B dj.C ou, caso esteja sem o bastão, j.A j.B dj.B dj.C dj.236B dj.236C
- j.A é muito bom contra jump in.
Última edição por landstalker; 27/05/2010 às 19:58.
-
Tags para este Tópico
Permissões de Postagem