[Guilty Gear Xrd] Venom: Guia para iniciantes

Dark Light

[Guilty Gear Xrd] Venom: Guia para iniciantes

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Venom

Venom Profile_Full
*Clique na imagem para ampliar*

  • Os golpes são com o personagem a esquerda da tela
  • Overdrives: Custam 50% Tension
  • Instant Kill: Exige a ativação do “IK Mode” antes, apertando P+K+S+HS
  • Dano: Quanto maior, mais dano o personagem causa em golpes e combos
  • Mobilidade: Quanto maior, mais rápido e mais opções de mobilidade o personagem possui
  • Alcance: Quanto maior, mais de longe o personagem é capaz de lutar
  • Defesa: Quanto maior, menos dano o personagem leva
  • Recomendado: Quanto maior, mais recomendado o personagem é para iniciantes (mais fácil de aprender e entender)

 
 
Venom 01_Indice

***IMPORTANTE***
Coloque o mouse sobre as palavras com sublinhado para obter uma explicação mais detalhada sobre o termo!

  • Pontos fortes
    Quais as vantagens do personagem em relação ao resto dos personagens

  • Pontos fracos
    Quais as desvantagens e dificuldades do personagem em relação ao resto dos personagens

  • Primeiros passos
    Por onde começar? Uma noção bem básica do que fazer com o personagem

  • Combos Simples
    Combos simples de fazer, para pegar o jeito aos poucos

  • Okizeme
    “Okizeme” aqui significa preparar algo depois de derrubar o oponente. É o momento mais vantajoso em Guilty Gear!

  • Evolução
    Depois de aprender até aqui, qual deve ser o próximo passo?

  • Referências
    Nomes de jogadores importantes, vídeos e links com mais informações sobre o personagem!


 
 
Venom 02_Pontos_Fortes

  • Alcance longo
    Seus golpes tem bom alcance e permitem lutar a uma certa distância do oponente, dificultando a reação dele.

  • Variedade de projéteis
    Seus projéteis alcançam qualquer lugar da tela e o Venom pode ter vários na tela ao mesmo tempo, travando a movimentação do oponente.

  • Okizeme bom
    Venom possui muita liberdade para criar setups enquanto o oponente está caído, com variações difíceis de defender.


 
 
Venom 03_Pontos_Fracos

  • Exige muito planejamento
    A posição das bolas, a hora certa para invocá-las e quais setups usar, é preciso decidir tudo isso com certa antecedência com Venom ao contrário de personagens mais diretos como Sol. Assim, apesar do Venom ser forte com o planejamento correto, basta um erro de leitura e tudo pode ir por água abaixo.

  • Não possui Reversal:
    Venom é bem limitado defensivamente, sem um Reversal invencível para tirar o oponente de cima e com um backdash curto. Ele é obrigado a usar FD, Blitz Shield ou DAA para isso.

  • Dano baixo
    Apesar de ter setups com dano maior, seu dano geral é baixo e exige várias repetições para vencer um oponente. Isso gera mais oportunidades do oponente sair e virar uma partida.


 
 
Venom 04_Primeiros_Passos

Venom possui bastante liberdade no estilo de jogo, podendo se manter a distância e limitar a movimentação do oponente com seus golpes e projéteis ou forçar uma aproximação para derrubar o oponente e vencer com seus okizemes.

De longe ele usa diferentes formações de bolas para cobrir o espaço por onde o oponente quer avançar, tentando levar o oponente para o canto aos poucos. Uma vez perto ele tem o Mad Struggle, o 2D e o Throw para vencer a defesa do oponente e começar seus setups.

Venom é bem fraco na defensiva, então é crucial impedir o avanço do oponente com seus golpes longos e anti-aéreos. Caso ele seja pressionado, deve gastar Tension com FD, Blitz Shield ou DAA para afastar o oponente e recomeçar seu jogo.

 

  • No chão: f.S, 5K, c.S, 2D

Venom fS

O f.S é o golpe mais longo do Venom que permite cutucar o oponente a meia tela de distância. Pode ser cancelado e Ball Summon para ter um projétil na tela ou em Stinger Aim para afastar mais o oponente. Use-o com frequência, mas cuidado se o oponente pular porque ele não tem alcance vertical.

 
Venom 5K

O 5K é usado quando o oponente está mais perto, situação onde o f.S se torna mais fácil de ser punido. Ele pode ser cancelado em {5K>2S} ou {5K>f.S} para afastar o oponente e continuar com Stinger Aim ou Ball Summon.

 
Venom cS

O c.S é o principal golpe do Venom de perto. Acerta 3 vezes, trava bastante o oponente na defesa e pode seguir para {c.S>2D} (low) ou {c.S(jc), j.236S} (overhead) para passar a defesa do oponente.

 
Venom 2D

O 2D acerta low, derruba o oponente e passa por baixo de vários golpes do jogo. Use-o para desviar e cortar um golpe alto do oponente, mas cuidado para não errar pois deixa o Venom exposto por bastante tempo.

 

  • No ar: j.P, j.HS, j.D

Venom jP

O j.P é rápido, usado contra oponentes no ar. Pode ser cancelado nele mesmo várias vezes e seguir combo com {j.P>S(jc), j.S>HS>D}.

 
Venom jHS

O j.HS possui bom alcance vertical para baixo, bom contra oponentes no chão ou abaixo do Venom no ar. Pode ser usado para se aproximar do oponente pelo ar, principalmente se houver algum projétil junto para proteger o Venom.

 
Venom jD

O j.D acerta para cima, útil para pegar oponentes que estão mais altos que o Venom. Acertar uma bola com esse golpe faz ela quicar no teto e depois no chão rapidamente, bom para cobrir o espaço a frente do Venom.

 

  • Anti-aéreo: 6P

Venom 6P

O 6P é o principal anti-aéreo do Venom, com boa invencibilidade e servindo tanto contra oponentes vindo pela frente como pelo alto. Pode seguir combo com {6P>c.S(jc), j.S>P>S(jc), j.K>S>D}.

Venom possui outras opções de anti-áereo como o 2HS e o c.S mas eles são mais específicos e difíceis de usar, por isso o 6P é o mais recomendado.

 

  • Reversal: Blitz Shield

Esse é o principal ponto fraco do Venom, que vai precisar de uma leitura boa do oponente para tirá-lo de perto. Isso pode ser feito com o Blitz Shield, roubando a iniciativa do oponente, ou afastando-o com FD e DAA.

Por ter essa limitação, o Burst é bem importante para o Venom – não desperdice! Contra alguns personagens, é possível encher mais de um Burst por round se conseguir usar o primeiro bem cedo e travar um pouco a partida para dar tempo de ele se regenerar.

Obs: Na próxima versão, “GGXrd Revelator”, o Venom ganhou o Dark Angel com “Burst Overdrive”. Ele consome 50% Tension + 2/3 do Burst para soltar um Dark Angel que possui invencibilidade, sendo uma opção defensiva nova para o Venom!

 

  • Ball Summon, Teleport e Spin: Esses elementos são a parte principal do jogo do Venom, permitindo que ele crie vários setups diferentes para pressionar o oponente e dominar a tela.
Venom Formações

A última bola invocada decide qual será a formação. Por exemplo invocar P>K fará a bola K ficar acima da P (Formação K), enquanto invocar K>P fará a bola K ficar abaixo da P (Formação P).

Há infinitas possibilidades para o Venom com essas formações, essas são as mais básicas para começar:

  • P Ball Summon: {214P, 5P*}
    Solta uma bola lentamente na horizontal. Altere o tempo do 5P para decidir a altura do projétil. É possível soltar vários desses seguidos na tela, útil para cobrir espaço enquanto avança aos poucos.

  • P Ball Summon (anti-aéreo): {214P, 6P*}
    O 6P lança a bola na diagonal para cima, pegando oponentes que tentarem pular a formação anterior. Alterne entre as duas formações fazendo {214P, 5P*, 214P, 6P*…} para impedir o avanço do oponente.

  • S>HS Ball Summon: {214S, 214HS, 5P*}
    Formações de 2 bolas custam mais tempo, mas são bem mais fortes. Nesse caso o 5P acerta a bola do Summon Ball com S, que acerta a bola do HS e as duas avançam cobrindo o chão e o ar. Muito bom para usar de longe, cobrindo o avanço do Venom ou permitindo que ele faça mais formações enquanto as bolas avançam.

 
Venom Teleport
A posição do Teleport varia com as formações: O Venom sempre irá aparecer acima da última bola que ele invocou (que esteja parada). Caso não haja bolas disponíveis, ele aparece acima da posição atual dele.

Use o Teleport para ajudar na movimentação do Venom e aproveite para acertar as bolas com um j.D, fazendo as bolas quicarem pela tela.

 

  • No chão:

O “Spin” ocorre quando o Stinger Aim ou Carcass Raid acerta uma bola. Isso dá um power-up na bola do Stinger/Carcass e deixa ela parada na tela para ser usada mais tarde. A versão com S dos golpes faz a bola quicar e voltar um pouco (“Back Spin”), enquanto a versão com HS faz a bola ir para frente (“Front Spin”) após acertar outra bola.


 
 
Venom 05_Combos

  • 2K>2D>214K
  • j.236S, 2K>2D>214K
  • Throw, 2S>[2]8S, 6HS>214K
  • (anti-aéreo) 6P>c.S(jc), j.S>P>S(jc), j.K>S>D
  • 5D~8, j.D>D>S>P>S(jc), j.K>S>D


 
 
Venom 06_Okizeme

Venom possui uma infinidade de okizemes, cobrindo várias situações diferentes e tentando passar pela defesa do oponente. Aqui temos um setup simples, mas muito efetivo:

  • Derrube o oponente com 2D ou 6HS e cancele em 214K
  • Corra e pule para acertar a bola com um j.K com o Venom ainda subindo, atirando a bola em direção ao oponente
  • Alterne entre tocar o chão com 2K/2D ou fazer um airdash próximo ao chão com {j.S>HS}
  • Se o Venom correr mais antes de pular para o j.K, ele pode cair nas costas do oponente com um j.S também
  • O 2K segue combo com {2K>c.S(3)>41236K, 6P*>6HS>214K}
  • O 2D exige Tension, mas causa mais dano. Siga com {2D>[4]6HS(rc), dash j.K>S>HS>D, 6HS>214K}
  • O {j.S>HS} segue para {j.S>HS, c.S(1~2)>2D>214K}
  • Todas as opções derrubam o oponente novamente, permitindo refazer o setup
  • Ocasionalmente é possível fazer um Throw ou atrasar a queda com um Mad Struggle próximo ao chão também. Seja criativo!


 
 
Venom 07_Evolução

  • Acostumar-se com os comandos de carregar
  • Aprender diferentes formações de longe para dificultar a leitura do oponente
  • Aprender o uso do Carcass Raid durante a pressão e formas de carregar o comando (por exemplo, {c.S>[2]8S})
  • Aprender o uso do Stinger Aim YRC para iniciar uma ofensiva
  • Aprender diferentes okizemes
  • Aprender os combos de maior dano e que carregam mais o oponente para o canto, para diminuir o número de repetições necessárias para matar um oponente
  • Aprender o uso do Bishop Runout como ferramenta de pressão e chip damage
  • Aprender a punir o oponente que tentar fugir do canto


 
 
Venom 08_Referências

Jogadores:

  • 勇 (Isamu)
  • フィーノ (Fiino)
  • 310
  • さんま (Sanma)

Vídeos:

 


 

Texto: Nikki
Imagens: 4Gamer

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