[Guilty Gear Xrd] Ramlethal: Guia para iniciantes

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[Guilty Gear Xrd] Ramlethal: Guia para iniciantes

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Ramlethal Valentine

Ramlethal Profile_Full
*Clique na imagem para ampliar*

  • Os golpes são com o personagem a esquerda da tela
  • Overdrives: Custam 50% Tension
  • Instant Kill: Exige a ativação do “IK Mode” antes, apertando P+K+S+HS
  • Dano: Quanto maior, mais dano o personagem causa em golpes e combos
  • Mobilidade: Quanto maior, mais rápido e mais opções de mobilidade o personagem possui
  • Alcance: Quanto maior, mais de longe o personagem é capaz de lutar
  • Defesa: Quanto maior, menos dano o personagem leva
  • Recomendado: Quanto maior, mais recomendado o personagem é para iniciantes (mais fácil de aprender e entender)

 
 
Ramlethal 01_Indice

***IMPORTANTE***
Coloque o mouse sobre as palavras com sublinhado para obter uma explicação mais detalhada sobre o termo!

  • Pontos fortes
    Quais as vantagens do personagem em relação ao resto dos personagens

  • Pontos fracos
    Quais as desvantagens e dificuldades do personagem em relação ao resto dos personagens

  • Primeiros passos
    Por onde começar? Uma noção bem básica do que fazer com o personagem

  • Combos Simples
    Combos simples de fazer, para pegar o jeito aos poucos

  • Okizeme
    “Okizeme” aqui significa preparar algo depois de derrubar o oponente. É o momento mais vantajoso em Guilty Gear!

  • Evolução
    Depois de aprender até aqui, qual deve ser o próximo passo?

  • Referências
    Nomes de jogadores importantes, vídeos e links com mais informações sobre o personagem!


 
 
Ramlethal 02_Pontos_Fortes

  • Okizeme forte
    Após jogar o oponente no canto, a Ramlethal consegue dominar a partida com seus okizemes difíceis de defender ou contra-atacar e causam um bom dano.

  • Boa movimentação
    Ramlethal possui velocidade acima da média, com dash e airdash rápido para se aproximar do oponente e o Dauro para punir um erro do oponente a média distância.

  • Boa variação de golpes
    Ramlethal tem golpes rápidos de perto, golpes de meia-distância, vários Combination Attacks, pode jogar com e sem as espadas… ela possui um bom arsenal, que torna a personagem mais complexa mas ao mesmo tempo mais difícil de lutar contra ela também.


 
 
Ramlethal 03_Pontos_Fracos

  • Depende das espadas
    Os golpes com as espadas da Ramlethal são um ponto importante para ela – possuem alcance, dão bastante dano e Tension. Ao colocar elas na tela para pressionar o oponente, a Ramlethal corre o risco de ficar sem elas por um tempo, limitando muito suas opções.

  • Difícil de ganhar Tension
    Os golpes com as espadas geram bastante Tension para a Ramlethal, mas para compensar isso os golpes sem espada não geram Tension. E como os golpes com espadas são mais lentos, são mais difíceis de acertar também, dificultando o ganho de Tension para ela.

  • Pouca recompensa a média distância
    Apesar da Ramlethal ter golpes com alcance com as espadas, de longe dificilmente eles convertem em um combo que cause dano, derrube o oponente ou leve-o para o canto. Isso força a Ramlethal a se aproximar muito do oponente e se arriscar mais, mesmo ela tendo opções a média distância.


 
 
Ramlethal 04_Primeiros_Passos

Ramlethal luta a média distância, no alcance do seu Dauro, f.S e j.S, esperando por uma brecha para se aproximar.

Para atrapalhar o oponente e facilitar a ofensiva ela pode colocar suas espadas na tela, ao custo de perder seus golpes mais longos. Alternando entre o jogo com e sem espadas e usando sua movimentação ela força o oponente a um erro para conseguir um combo que leve-o até o canto.

E é no canto que o jogo da Ramlethal torna-se forte – seu okizeme possui muitas variações para passar pela defesa do oponente e ela pode atacar em conjunto com as espadas para não deixar o oponente sair do canto.

Na defensiva, Ramlethal tem uma certa dificuldade. Além das mecânicas universais FD, Blitz Shield e DAA, suas melhores opções são o 5P para tentar cortar o oponente e o Explode que é invencível (mas custa 50% Tension).

 

  • No chão: 5P/2P, 5K, f.S, Dauro

Ramlethal 5P Ramlethal 2P

Os 5P e 2P são os golpes de perto da Ramlethal. O 5P é mais rápido, mas o 2P acerta oponentes muito baixos, como o Sol durante seu 2D. Para fazê-lo várias vezes repetidas, use o comando 4P/1P, já que fazer o comando 5P/2P várias vezes seguidas resulta no Combination Attack 5PPP ou 2PPP.

Siga com 1K para pressionar o oponente. Se acertar, é possível seguir para o Combination Attack 2KK para derrubá-lo.

 
Ramlethal 5K

O 5K tem mais alcance que o 2P, é usado para impedir um oponente de avançar ou incomodá-lo com o Combination {5KP}. Após o oponente defender o golpe, aproveite para avançar ou arrisque um f.S para pegar algum golpe do oponente.

 
Ramlethal fS

O f.S é o golpe para se usar a média distância. A partir dele a Ramlethal pode cancelar em pulo para avançar pelo ar, colocar uma espada na tela com 6S/HS ou arriscar um avanço com o Dauro. Em CH, segue combo para o Dauro.

 
Ramlethal Dauro_(Normal)

O Dauro é usado para punir o oponente a média distância. Quando o oponente erra um golpe ou prepara algo demorado, a Ramlethal pode se antecipar e puní-lo com um Dauro. No entanto, usá-lo na defesa é mais arriscado porque o Dauro deixa a Ramlethal na desvantagem e pode ser punida.

 
Ramlethal Dauro_(Green_

O Dauro tem uma versão “verde” (também chamada de “Just Frame”), executada apertando 3 e P exatamente ao mesmo tempo na hora de fazer o Dauro. Essa versão causa um pouco mais de dano e levanta mais o oponente quando acerta, otimizando os combos da Ramlethal. Ele recupera pouca coisa mais rápido que a versão normal, sendo punível com IB.

 

  • No ar: j.P, j.S, j.HS

Ramlethal jP

O j.P é usado para disputar contra oponentes no ar. Pode ser cancelado nele mesmo várias vezes seguidas para pressionar o oponente. Se acertar, segue para {j.P>K>S(jc), j.K>2D} ou {airdash j.P>P>P…8D}.

 
Ramlethal jS

O j.S tem bom alcance horizontal e pode ser usado contra oponentes de longe no chão ou no ar. Segue em {j.S>D} se acertar o oponente no ar ou {j.S>623P} se acertar em CH com o oponente no chão.

 
Ramlethal jHS

O j.HS é lento, mas possui bom alcance vertical para baixo. Deve ser usado bem cedo, tentando cair no oponente com a espada em cima dele. Com bom posicionamento, é possível vencer alguns anti-aéreos e cair próximo ao oponente para pressioná-lo.

 

  • Anti-aéreo: 6P, 2S

Ramlethal 6P

As opções de anti-aéreo da Ramlethal são um pouco limitadas. Seu 6P exige um tempo certo para usá-lo pois seu alcance é curto. Segue combo em {6P>c.S(jc), j.K>S(jc), j.K>S>D}.

 
Ramlethal 2S Ramlethal 2HS

Os 2S e 2HS cobrem uma área grande em volta da Ramlethal, mas como são lentos para sair e recuperar eles devem ser usado somente com uma boa leitura do oponente. O 2S acerta um pouco mais cedo, mas é mais fácil de ser punido que o 2HS se defendido. Após o 2S, siga combo em {2S>2HS} para um dano fácil e derrubar o oponente também.

 

  • Reversal: Explode

Ramlethal Explode

O Explode é o único golpe invencível da Ramlethal, ao custo de 50% Tension. É pouco usado por ter recompensa baixa mas risco alto, pois ele causa pouco dano se acertar e é fácil de punir com dano alto se defendido. Muitas vezes é melhor usar a Tension com FD, Blitz Shield e DAA.

 

  • Swords:

Ramlethal Swords_Setup

Ao usar as espadas, elas se posicionam na frente (versão S) e acima (versão HS) do oponente. As espadas possuem dois golpes diferentes, um mais rápido e um mais demorado, que podem ser feitos no chão ou no ar.

 
Ramlethal Swords_6S Ramlethal Sword_6HS

O golpe rápido é executado com 6S (corte horizontal) ou 6HS (corte vertical). O 6S faz a espada surgir em frente ao oponente, enquanto o 6HS faz ela surgir acima do oponente.

 
Ramlethal Swords_2S Ramlethal Sword_2HS

O golpe lento é feito com 2S (corte de cima para baixo) ou 2HS (corte de baixo para cima) quando as espadas já estão na tela. Eles causam mais dano e levantam o oponente se acertar, permitindo combos de maior dano.

Se as espadas estiverem na tela mas afastadas do oponente, elas teleportam para perto do oponente para atacar. Elas podem ser atingidas pelo oponente quando a Ramlethal manda a espada atacar, anulando o golpe e impedindo o uso daquela espada por um tempo.


 
 
Ramlethal 05_Combos

  • 4P/1P, 1KK
  • (anti-aéreo) 6P>c.S(jc), j.K>S(jc), j.K>S>D
  • c.S>2D>623P, dash PK, dash KP, PPP


 
 
Ramlethal 06_Okizeme

Os okizemes da Ramlethal são seu ponto forte, mas eles precisam de um posicionamento correto no combo que vai derrubar o oponente. O okizeme apresentado aqui é simples, mas funciona bem no meio e no canto da tela:

  • Derrube o oponente com 2KK ou 2D
  • Faça um 6S ou 6HS para a espada preparar o golpe
  • Alterne entre 2D (low), 6K (overhead) e 236K (Throw)
  • O 2D segue combo com {2D>623P, dash PK, dash KP, PPP}
  • O 6K segue para o mesmo combo, fazendo {6K, (sword), dash 2D…}
  • O 236K segue combo com {236K, dash PK, dash KP, PPP}


 
 
Ramlethal 07_Evolução

  • Aprender os okizemes no canto
  • Aprender os combos que carregam mais o oponente até o canto
  • Aprender diferentes variações para pressionar o oponente com as espadas
  • Aprender a usar as espadas para distrair o oponente de longe
  • Aprender a usar Air Throw como complemento para os anti-aéreos


 
 
Ramlethal 08_Referências

Jogadores:

  • ダイジ (Daiji)
  • 竹原 (Takehara)
  • ほひこ (Hohiko)

Vídeos:

 

 


 

Texto: Nikki
Co-autoria: Xuxu
Imagens: 4Gamer

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