[Guilty Gear Xrd] Potemkin: Guia para iniciantes

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[Guilty Gear Xrd] Potemkin: Guia para iniciantes

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Potemkin

Potemkin Profile_Full
*Clique na imagem para ampliar*

  • Os golpes são com o personagem a esquerda da tela
  • Overdrives: Custam 50% Tension
  • Instant Kill: Exige a ativação do “IK Mode” antes, apertando P+K+S+HS
  • Dano: Quanto maior, mais dano o personagem causa em golpes e combos
  • Mobilidade: Quanto maior, mais rápido e mais opções de mobilidade o personagem possui
  • Alcance: Quanto maior, mais de longe o personagem é capaz de lutar
  • Defesa: Quanto maior, menos dano o personagem leva
  • Recomendado: Quanto maior, mais recomendado o personagem é para iniciantes (mais fácil de aprender e entender)

 
 
Potemkin 01_Indice

***IMPORTANTE***
Coloque o mouse sobre as palavras com sublinhado para obter uma explicação mais detalhada sobre o termo!

  • Pontos fortes
    Quais as vantagens do personagem em relação ao resto dos personagens

  • Pontos fracos
    Quais as desvantagens e dificuldades do personagem em relação ao resto dos personagens

  • Primeiros passos
    Por onde começar? Uma noção bem básica do que fazer com o personagem

  • Combos Simples
    Combos simples de fazer, para pegar o jeito aos poucos

  • Okizeme
    “Okizeme” aqui significa preparar algo depois de derrubar o oponente. É o momento mais vantajoso em Guilty Gear!

  • Evolução
    Depois de aprender até aqui, qual deve ser o próximo passo?

  • Referências
    Nomes de jogadores importantes, vídeos e links com mais informações sobre o personagem!


 
 
Potemkin 02_Pontos_Fortes

  • Dano e stun alto
    Potemkin tem vários combos de dano alto (200+) e alguns causam stun na hora, principalmente no canto. Combinado com seu Potemkin Buster de 140 de dano, qualquer toque do Potemkin dói muito.

  • Alcance dos Throws
    Potemkin tem o maior alcance de Throw do jogo, tanto no Potemkin Buster como nos seus Throws normais (no chão e no ar). Isso permite que ele consiga agarrar em situações que outros personagens não conseguiriam, além de poder tentar agarrar sem o risco de ser agarrado.

  • Resistência alta
    Potemkin possui a maior defesa do jogo, permitindo que ele se arrisque mais durante a partida. Seu backdash está entre os melhores do jogo também por possuir muita invencibilidade.


 
 
Potemkin 03_Pontos_Fracos

  • Mobilidade limitada
    Sem dash e airdash, sua movimentação fica restrita ao Hammerfall e pulos. Isso faz com que seja fácil mantê-lo a distância, obrigando o Potemkin a se arriscar para chegar perto.

  • Depende do canto
    No meio da tela, as opções de combo e pressão do Potemkin são bem limitadas. E como ele é um personagem lento, é mais difícil levar o oponente para o canto.

  • Mix-up limitado
    Sua principal opção de overhead é o 5D, que é lento. Fora isso, seus Mix-ups são muito concentrados no Potemkin Buster, o que limita as opções dele para abrir a defesa do oponente.


 
 
Potemkin 04_Primeiros_Passos

Potemkin precisa se aproximar para conseguir fazer alguma coisa. Ele tenta incomodar o oponente e forçar uma reação usando seu 5HS e Slide Head, até surgir a oportunidade de colar no oponente com um high jump, Hammerfall ou derrubá-lo com 2D.

Uma vez próximo do oponente, é preciso uma leitura do oponente para saber o momento de usar o Potemkin Buster e para punir quando o oponente tentar fugir dele. Assim ele empurra o oponente até o canto, onde ele tem bem mais potencial e qualquer acerto pode converter em dano alto para ele.

 

  • No chão: f.S, 5HS, Megafist, Slide Head

Potemkin fS

O f.S possui bom alcance e é bom para pegar oponentes pulando para fugir de perto do Potemkin. Se acertar o oponente no ar, segue para Heat Knuckle. Acertando no chão, segue para 2D, derrubando o oponente. Tente deixar carregado um comando de Hammerfall para cancelar o f.S nele caso o oponente defenda e conseguir se aproximar com o Brake.

 
Potemkin 5HS

O 5HS é o principal golpe do Potemkin de longe. Possui excelente alcance e pode ser cancelado em vários golpes diferentes para se aproximar, como Slide Head, Hammerfall ou Megafist. Aprenda a controlar a distância com ele para forçar o oponente a pular.

 
Potemkin Megafist

O Megafist deve ser feito de longe para pegar bem na ponta, porque de perto o Potemkin sai na desvantagem. Ele pula a maioria dos pokes do oponente que não acertem para cima (a maioria dos f.S), bem útil para passar por um golpe do oponente e puní-lo.

 
Potemkin Slide_Head

E o Slide Head deve ser usado para punir um oponente tentando fazer algo de longe, como um Stun Edge do Ky ou um Summon do Zato. É importante notar que ele deixa o Potemkin bem exposto, por isso é bom ter pelo menos 25% Tension para YRC caso o oponente preveja o Slide Head e tente punir. Ao acertar o oponente, aproveite para se aproximar com high jump ou Hammerfall~Brake.

 

  • No ar: j.P, j.HS, j.D

Potemkin jP

O j.P é o golpe mais rápido do Potemkin no ar, usado para brigar contra oponentes no ar também. Pode ser cancelado várias vezes nele mesmo para travar o oponente até tocar o chão.

 
Potemkin jHS

O j.HS possui um alcance grande e acerta até nas costas, mas é mais lento. Deve ser usado mais cedo que o oponente para evitar ser cortado/agarrado no ar, é bom contra oponentes no chão também.

 
Potemkin jD

O j.D é usado para escapar de anti-aéreos, pois Potemkin para no ar por um momento e o golpe é capaz de vencer vários anti-aéreos do jogo. No entanto é possível punir o Potemkin se defendido, então é preciso um pouco de cuidado para usá-lo.

 

  • Anti-aéreo: 6P, 2HS, Heat Knuckle, Heavenly Potemkin Buster

Potemkin 6P

O 6P é o principal anti-aéreo do Potemkin, pode ser usado tanto contra oponentes vindo pelo alto como airdashes e é bem difícil de ser cortado. Só segue combo em CH, fazendo {6P(ch), f.S/5HS>623HS~63214HS}.

 
Potemkin 2HS

O 2HS é bem lento e não possui invencibilidade como o 6P, tornando-se difícil de acertar. Mas sua recompensa é bem maior, principalmente em CH, fazendo {2HS(ch), 2HS>236236S} para ~50% de dano fácil e com stun alto.

 
Potemkin Heat_Knuckle Potemkin Heavenly_Potemkin_Buster

O Heat Knuckle e o Heavenly Potemkin Buster são mais usados em situações de leitura do oponente, prevendo o pulo dele. Ao ver o oponente saindo do chão, principalmente pulando para trás para fugir do Potemkin, solte um dos dois golpes para pegá-lo.

 

  • Reversal: Giganter

Potemkin Giganter

O Giganter é a única opção invencível do Potemkin mas ele é lento para sair, causando trade hits ou sendo punido antes de ele sair. A vantagem é que o Stun dele é muito alto, causando Stun facilmente em CH. É preferível usar um DAA ou um backdash ao invés do Giganter na maioria das vezes.


 
 
Potemkin 05_Combos

  • 5K>c.S>2D
  • (anti-aéreo) 6P(ch), 623HS~63214HS
  • 5D~8, j.HS>HS>S>HS>41236HS
  • (canto) 632146P, 2P>c.S>623HS~63214HS


 
 
Potemkin 06_Okizeme

Ao derrubar o oponente, Potemkin pode preparar formas de acertar um Potemkin Buster. O mais simples é esse com j.S, mas há vários tick throws para pegar o oponente. Alguns exemplos são {5P/5K/c.S, Potemkin Buster}, ou qualquer golpe cancelado em Brake seguido de Potemkin Buster.

  • Após derrubar o oponente, pule nele com j.S segurando para trás para defender possíveis Reversals
  • Quando ele defender o j.S, alterne entre Potemkin Buster ou 5K
  • Se ele defender o 5K, é possível tentar outro Potemkin Buster ou continuar com {5K>2D} para tentar derrubá-lo de novo
  • Se o oponente estiver pulando as tentativas de Potemkin Buster, pegue-o com Heat Knuckle ou f.S
  • Dependendo da distância, às vezes é preciso um high jump para conseguir acertar o j.S
  • Alternativamente, é possível simplesmente chegar perto e tentar um Potemkin Buster


 
 
Potemkin 07_Evolução

  • Aprender a ganhar Tension (usando IB, andando para frente)
  • Aprender pontos onde punir o oponente com Potemkin Buster ou 6HS(ch)
  • Aprender os combos maiores no canto, maximizando o potencial de dano do Potemkin
  • Acostumar a carregar o Hammerfall, que permite ao Potemkin aproximar-se rapidamente
  • Aprender a usar YRC para enxergar a reação do oponente mais fácil
  • Aprender a punir as tentativas do oponente de fugir do canto


 
 
Potemkin 08_Referencias

Jogadores:

  • FAB
  • コンソメ (Consome)
  • Ta60 (Taro)
  • まろし (Maroshi)

 
Vídeos:

 
Melhores momentos do FAB:

 
Partidas do FAB (Potemkin) no Tenkaichi Budokai:

 


 

Texto: Nikki
Revisão: Pandaum
Imagens: 4Gamer

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