[Guilty Gear Xrd Revelator] Jack-O

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[Guilty Gear Xrd Revelator] Jack-O

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Jack-O

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  • Os golpes são com o personagem a esquerda da tela
  • Overdrives: Custam 50% Tension
  • Burst Overdrive: Custa 50% Tension e 1 Burst cheio; Recupera 1/3 do Burst se acertar
  • Instant Kill: Exige a ativação do “IK Mode” antes, apertando P+K+S+HS
  • Dano: Quanto maior, mais dano o personagem causa em golpes e combos
  • Mobilidade: Quanto maior, mais rápido e mais opções de mobilidade o personagem possui
  • Alcance: Quanto maior, mais de longe o personagem é capaz de lutar
  • Defesa: Quanto maior, menos dano o personagem leva
  • Recomendado: Quanto maior, mais recomendado o personagem é para iniciantes (mais fácil de aprender e entender)

Pontos Fortes

  • Tension Gain alto
    Jack-O ganha Tension rapidamente quando está próxima aos Ghosts (casinhas). Isso dá a ela mais oportunidades de usar Overdrives e RCs para complementar sua ofensiva, além de manter os golpes com D dela que gastam 10% Tension.

  • Servants agem de forma independente
    Os Servants não dependem de um comando da Jack-O, sempre avançando em direção ao oponente e atacando quando estão perto dele. Assim, eles são capazes de atacar mesmo quando a Jack-O está se recuperando de um golpe ou se defendendo da pressão do oponente – dando a ela uma saída “livre”.

  • Difícil de entender
    Jack-O é complexa e imprevisível, o que a torna difícil de ler. Isso inibe a reação do oponente, dando mais oportunidades para a Jack-O manter sua ofensiva.

  • Comandos simples
    Com exceção do Forever Elysion Driver todos os seus comandos são fáceis, o que alivia um pouco a execução e permite que ela dê mais foco ao que está acontecendo na tela (Ghosts, Servants, Organ, etc.).

 

Pontos Fracos

  • Fraca no início
    No início do round, seus Ghosts são nível 1 e ela precisa de tempo para que eles cresçam até o nível 3. Nesse período, o oponente tem a vantagem e a Jack-O precisa lutar contra essa desvantagem para conseguir montar os Ghosts e mantê-los vivos até ganharem níveis.

  • Depende dos Servants
    Os Servants são peças fundamentais do jogo dela e sem eles a Jack-O tem pouca liberdade para agir. Isso pesa bastante contra certos personagens como Axl, Sin ou Venom, que possuem alcance suficiente para inibir a Jack-O de montar seus Ghosts.

  • Dano baixo
    Embora os Servants sejam muito eficientes em travar o oponente, o dano da Jack-O no geral é baixo. Seu principal caminho para a vitória é manter o oponente preso nos Servants enquanto ataca e ganha Tension com os Ghosts, mantendo uma pressão pesada no oponente.

  • Exige muito improviso
    Como os Servants não são controláveis, é preciso saber de antemão qual será a ação deles e reagir de acordo, alterando combos e pressões às pressas. Isso gera imprevistos que podem custar uma partida.

 

Mecânicas do personagem

  • Comandos com D

Os golpes com D consomem 10% Tension quando utilizados. Se a Jack-O não tiver 10% Tension o golpe sai mesmo assim, mas em uma versão mais lenta e fraca. Isso é fácil de notar no j.D, que solta apenas 1 projétil ao invés de 3, no 2D, que possui menos invencibilidade sem Tension e no j.4D, que não acerta no air combo sem Tension.

 

  • Ghosts

Os Ghosts são as “casinhas” que a Jack-O coloca no chão. São 3 diferentes e ela pode ter um de cada tipo na tela:

  • 22P: Knight; Um Servant com espada flutua a meia altura dá um golpe para frente com a espada quando está próximo ao oponente
  • 22K: Lancer; Um Servant com lança anda pelo chão e cutuca o oponente com a lança
  • 22S: Magician; Um Servant com cajado flutua acima da altura da cabeça, soltando projéteis quando o oponente está no ar

Os Ghosts possuem uma barra de HP e podem ser destruídos pelos golpes do oponente, mas a Jack-O pode colocar um novo Ghost assim que o anterior for destruído. Golpes multi-hit não acertam o mesmo Ghost várias vezes porque há um pequeno período de invencibilidade após o Ghost ser atingido. No entanto, caso o golpe continue ativo depois da invencibilidade acabar, ele pode atingir 2 vezes o mesmo Ghost.

Se um Ghost ficar na tela por um tempo ele sobe de nível, indicado no canto da tela. Ao subir de nível, os Servants ficam mais fortes e os Ghosts, mais resistentes. É preciso cerca de 13 segundos para atingir o nível 2 e depois mais 20 segundos até o nível 3. Se o Ghost for destruído, ele volta ao nível 1.

Quando a Jack-O está próxima de um Ghost, ela ganha Tension. Quanto melhor estiver o Tension Balance da Jack-O (efeito que aumenta quando o personagem está na ofensiva), mais rápido ela enche Tension. Com 3 Ghosts próximos a ela, o ganho de Tension é bem alto, dando bastante liberdade para o uso de Tension dela.

Jack-O pode mover os Ghosts levantando eles com 2P. Enquanto ela segura um Ghost ela pode andar, correr, pular e usar airdash, mas não pode dar backdash ou se defender. Após pegar um Ghost, ela pode arremessá-lo com 6P/K/S, sendo um ótimo projétil para avançar no oponente, ou guardá-lo com 4P/K/S, para chamá-lo de novo mais tarde com HP cheio. Para simplesmente colocar o Ghost de volta ao chão, basta apertar 2P/K/S.

 

  • Servants

Os Servants agem automaticamente, sempre andando em direção ao oponente e atacando-o quando estão próximos. Há um intervalo entre um ataque e outro, que pode ser diminuído com o Clock Up (ver “Organ” adiante).

É possível ter no máximo 2 de cada tipo de Servant na tela ao mesmo tempo. O primeiro surge assim que o Ghost é colocado e depois de aproximadamente 6 segundos. Os Servants podem ser atingidos pelo oponente, levando recuo e morrendo após alguns hits (de acordo com o nível). Eles somem se a Jack-O for atingida, se seu respectivo Ghost for destruído ou desaparecem por tempo também, após 15 segundos na tela.

Apesar de causarem dano eles não finalizam o round, causando 0 de dano caso o oponente esteja sem HP.

 

  • Organ

Ao ativar o Organ, Jack-O fica parada com o instrumento à sua frente. Nessa posição, cada botão ativa um efeito diferente, indicado pelos ícones acima da Tension Gauge dela:

  • P: Recover All. Guarda todos os Ghosts de uma vez, permitindo que a Jack-O coloque-os novamente depois com o HP cheio sem perder o nível. Cooldown: 15 segundos.
  • K: Clock Up. Acelera a evolução dos Ghosts na tela, diminuindo o tempo necessário para subir de nível. Também acelera os Servants, fazendo com que eles ataquem com mais frequência e se movam mais rápido. Cooldown: 25 segundos.
  • S: Explode. Gera uma contagem regressiva sobre todos os Ghosts e Servants na tela. Ao zerar a contagem todos eles explodem causando dano alto, mas eles podem acertar a Jack-O também. Cooldown: 15 segundos.
  • HS: Aegis Shield. Jack-O cria um campo de força que deixa ela, os Ghosts e Servants imunes a projéteis. Isso inclui projéteis como o Gunflame do Sol, golpes com efeito de projétil como o 5HS da Elphelt, o Eddie do Zato-1 e até Overdrives como o Dark Angel do Venom. Protege a Jack-O do Explode também. Cooldown: 30 segundos.
  • D: Release. Sai da posição do Organ.

 

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