[Guilty Gear Xrd] Faust: Guia para iniciantes

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[Guilty Gear Xrd] Faust: Guia para iniciantes

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Faust

Faust Profile_Full(2)
*Clique na imagem para ampliar*

  • Os golpes são com o personagem a esquerda da tela
  • Overdrives: Custam 50% Tension
  • Instant Kill: Exige a ativação do “IK Mode” antes, apertando P+K+S+HS
  • Dano: Quanto maior, mais dano o personagem causa em golpes e combos
  • Mobilidade: Quanto maior, mais rápido e mais opções de mobilidade o personagem possui
  • Alcance: Quanto maior, mais de longe o personagem é capaz de lutar
  • Defesa: Quanto maior, menos dano o personagem leva
  • Recomendado: Quanto maior, mais recomendado o personagem é para iniciantes (mais fácil de aprender e entender)

 
 
Faust 01_Indice

***IMPORTANTE***
Coloque o mouse sobre as palavras com sublinhado para obter uma explicação mais detalhada sobre o termo!

  • Pontos fortes
    Quais as vantagens do personagem em relação ao resto dos personagens

  • Pontos fracos
    Quais as desvantagens e dificuldades do personagem em relação ao resto dos personagens

  • Primeiros passos
    Por onde começar? Uma noção bem básica do que fazer com o personagem

  • Combos Simples
    Combos simples de fazer, para pegar o jeito aos poucos

  • Okizeme
    “Okizeme” aqui significa preparar algo depois de derrubar o oponente. É o momento mais vantajoso em Guilty Gear!

  • Evolução
    Depois de aprender até aqui, qual deve ser o próximo passo?

  • Referências
    Nomes de jogadores importantes, vídeos e links com mais informações sobre o personagem!


 
 
Faust 02_Pontos_Fortes

  • Bom alcance
    Faust possui golpes que alcançam mais da metade da tela, mantendo o oponente a distância enquanto arremessa seus itens.

  • Mix-up bom
    Graças a técnica “Drill Cancel” (ver Evolução), Faust tem um overhead bem rápido. Em conjunto com seu Hack n’ Slash (Mettagiri), ele tem opções boas para abrir a defesa do oponente.

  • Itens fortes
    Certos itens podem dar uma vantagem considerável para o Faust na partida, como o meteoro. Eles forçam o oponente a tomar uma ação, ficando mais vulnerável aos golpes longos do Faust.


 
 
Faust 03_Pontos_Fracos

  • Personagem grande
    Faust é muito grande, sendo um alvo fácil de acertar. Seus golpes esticam bastante o personagem, fazendo com que ele possa ser atingido mesmo de longe.

  • Opções limitadas de perto
    Seus golpes de perto são lentos comparados ao resto dos personagens e seu backdash é apenas mediano. É difícil tirar um oponente de cima do Faust, obrigando ele a correr riscos ou gastar recursos (Tension/Burst) para isso

  • Airdash lento
    Apesar do Faust ter airdash, ele é o que possui o airdash mais lento no jogo. Isso limita um pouco suas formas de avançar e mesmo algumas punições não são ideais com ele devido a velocidade baixa do airdash.

  • Fator aleatório
    Como os itens são escolhidos aleatoriamente pode acontecer do Faust não conseguir itens bons em uma partida, impedindo-o de aproveitar todo o potencial do personagem.


 
 
Faust 04_Primeiros_Passos

O objetivo do Faust é controlar o espaço entre ele e seu oponente com seus golpes. Use os golpes longos no chão para impedir o avanço do oponente e aproveite para jogar itens enquanto o oponente estiver longe ou se defendendo. Caso o item seja bom, use essa chance para tentar empurrar o oponente para o canto.

Com o oponente no canto, é mais fácil controlar o espaço porque ele não tem como abrir distância, ficando mais simples de mirar os golpes longos do Faust.

Como o Faust depende bastante da leitura do oponente para conseguir mantê-lo longe, é importante ter Tension para YRC caso erre um golpe ou para usar um DAA quando for pressionado.

 

  • No chão: f.S, 2HS, 2P, Rerere Thrust, 5P

Faust fS

O f.S é o principal golpe do Faust para incomodar o oponente a média/longa distância por ser rápido e com bom alcance. Siga com {f.S>236P} para arremessar um item.

 
Faust 2HS

O 2HS deve ser usado alternando com o f.S. Ele é mais lento, mas acerta low e pune quando o oponente tenta prever e contra-atacar o f.S.

 
Faust 2P

O 2P possui um alcance razoável e pega low. Útil para incomodar o oponente e ganhar um pouco de distância, além de não expor muito o Faust caso o golpe erre.

 
Faust Rerere

O Rerere Thrust é o golpe de maior alcance do Faust, atingindo quase a tela inteira. É usado para punir o oponente fazendo algo do outro lado da tela, como um Venom invocando bolas ou um oponente dando airdash para trás. Ele é lento para sair, então use YRC se errar.

 
Faust 5P

O 5P é usado quando o oponente está perto demais para usar os golpes citados acima. Pode ser cancelado em {5P>2D>236P}, que derruba o oponente se acertar ou afasta o oponente e arremessa um item se ele defender.

 

  • No ar: j.P, j.HS, j.2K, j.D

Faust jP

O j.P diminui o tamanho do Faust no ar e é usado para brigar contra o oponente no ar de perto. Pode ser cancelado nele mesmo várias vezes na defesa ou em {j.P>S>HS} para seguir combo.

 
Faust jHS

O j.HS é usado contra oponentes no ar, longe do Faust. Possui bom alcance horizontal e sozinho já causa um bom dano, útil para frustrar tentativas do oponente de vir pelo ar. Pode ser usado em conjunto com o “Drill Cancel” fazendo {j.1K~P/S, j.HS}, onde o Faust cancela o início do j.2K em FD e flutua no ar, permitindo soltar um j.HS próximo ao chão.

 
Faust j2K

O j.2K é bom contra oponentes no chão ou abaixo do Faust. Ele é capaz de cortar vários golpes do oponente se feito a uma certa distância e trava o oponente por bastante tempo na defesa, dando liberdade para o Faust pressionar.

 
Faust jD

O j.D é usado para cair na vertical. Ele cobre uma área boa abaixo do Faust e pode até pegar nas costas do oponente.

 

  • Anti-aéreo: 6P, 5K, 2K

Faust 6P

O 6P pega bem alto, mas sua invencibilidade curta acaba causando muitos trade hits. Deve ser usado um pouco cedo na tentativa de pegar a voadora do oponente antes de sair. Aproveite para soltar um item após acertar o oponente.

 
Faust 5K

O 5K é bom contra airdashes, cobrindo a frente do Faust. Segue combo em {5K(jc), j.K>S>HS} se acertar.

 
Faust 2K

O 2K faz o Faust ficar rente ao chão e bater para cima com o golpe. Isso desvia de muitas voadoras e é usado principalmente quando o oponente está caindo na vertical contra o Faust.

 

  • Reversal: 5D, Stimulating Fists of Annihilation

Faust 5D

O 5D possui invencibilidade no início, o que ajuda o Faust a passar por dentro de alguns golpes. Mas a invencibilidade acaba bem antes do golpe acertar, então o Faust ainda pode ser punido mesmo que fuja do primeiro golpe do oponente. Pode ser usado com YRC para reduzir esse tempo exposto.

 
Faust Stimulating_Fists

O Stimulating Fists possui invencibilidade até acertar, mas demora um pouco para sair. Após acertar o dano é determinado pela cor da “morte”, na ordem Roxo (180 damage), Verde (140 damage) e Preto (100 damage). O “anjo” causa 10 damage no Faust, mas há uma chance aleatória do “anjo” virar uma “morte” preta.

No geral, não é recomendado arriscar Reversals com Faust por não serem muito confiáveis. Sua Tension pode ser melhor usada em FD para afastar o oponente, DAA para tirar o oponente de cima ou tentar um Blitz Shield para contra-atacar.

 

  • Itens:

Faust Item_(full)

  • 100t: Acerta enquanto está no ar, causa um tremor quando bate no chão que derruba o personagem se ele estiver no chão (incluindo Faust)
  • Black Hole: Puxa tudo em direção a ele, incluindo outros itens
  • Bomb: Explode depois de um tempo, pegando boa parte da tela; Acerta o Faust também e ele não pode soltar outro item até a bomba explodir
  • Chibi-Faust: Cai lentamente e depois anda pelo chão, acertando o oponente ao encostar nele; Faust não pode soltar outro item até o Chibi-Faust tocar o chão
  • Chocolate: Recupera 16HP de quem pegá-lo; Faust não pode soltar outro item até o Donut sumir
  • Donut: Recupera 16HP também, mas cai mais perto do Faust; Faust não pode soltar outro item até o Chocolate sumir
  • Hammer: Acerta o oponente e causa bastante Stun
  • Helium: Deixa o personagem com a voz fina
  • Meteor: Uma chuva de meteoros cai do alto, causando bom dano; Faust não pode soltar outro item até os meteoros caírem
  • Poison: Envenena o oponente, fazendo ele perder HP por tempo
  • Oil: Deixa uma poça de óleo no chão, que faz os personagens patinarem no lugar
  • Oil (Explosion): Quando o óleo é acertado por um golpe de fogo (como o “Love” do Faust ou “Gunflame” do Sol), ele explode em um pilar de fogo
  • Spring Board: Lança o personagem pro topo da tela; Não pode ser defendido, mas não causa dano


 
 
Faust 05_Combos

  • 5P>c.S>2HS>236S~HS
  • 2P>2S>2D>236P
  • 6HS>41236K~4~236P~236P~236P
  • (anti-aéreo) 5K(jc), j.K>S>HS
  • 5D~8, j.HS>HS>K(jc), j.K>S>HS


 
 
Faust 06_Okizeme

  • Derrube o oponente e aproveite para soltar um item
  • Acerte um 2K no oponente se levantando
  • Alterne entre seguir com {2K(3)>2P} ou {2K, dash 63214HS}
  • Se o 2K acertar, é possível seguir com {2K>5HS>236S~HS}
  • Se o oponente tentar bater após o 2K, o 2P irá cortá-lo e você pode seguir com {2K(3)>2P>2S>2HS>236S~HS}
  • De vez em quando, troque o 2K por um 6HS (acerta overhead) para confundir o oponente


 
 
Faust 07_Evolução

  • Aprender Drill Cancel j.HS para manter o oponente longe
  • Aprender Drill Cancel j.D para acertar o oponente nas costas
  • Aprender a usar o Drill Cancel j.K para overhead
  • Aprender a ler o oponente para que os golpes de longe do Faust sejam efetivos
  • Aprender a lidar com cada item diferente
  • Aprender outros okizeme, como backdash YRC


 
 
Faust 08_Referencia

Jogadores:

  • ナゲ (Nage)
  • ごんざぶろう (Gonzaburou)
  • がぞう (Gazou)
  • キーシャ (Kiisha)
  • 大阪B (OsakaB)

 
Vídeos:

 


 

Texto: Nikki
Revisão: Makino
Imagens: 4Gamer

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