[Guilty Gear Xrd] Guia de todos os personagens – FAQ

Dark Light

[Guilty Gear Xrd] Guia de todos os personagens – FAQ

Share

Essa seção FAQ é para tirar dúvidas a respeito dos guias (e algumas curiosidades)!

Índice


 

Termos e notações

  • O que significam esses números e letras?

Letras:
P: Punch
K: Kick
S: Slash
H (ou HS): High Slash
D: Dust

Os números indicam as direções em um teclado numérico. Sempre que houver uma notação, basta colocar o mouse em cima para ter uma ‘tradução’ do que está escrito ali. Por exemplo: 5K>c.S>2D>236K

Caso tenha dúvidas a respeito das mecânicas e notações, aconselho dar uma olhada no Guia de mecânicas!


 

Sobre as classificações

  • Quanto mais estrelas, mais top o personagem?
    Não necessariamente. As estrelas indicam apenas seus atributos básicos, deixando de lado outros fatores como mix-ups, okizemes, neutro, etc. Elas servem apenas como uma referência, não sendo nenhuma indicação de forte/fraco ou tiers.


     

  • Ky tem o mesmo dano que Leo? Qual o critério das estrelas?
    Personagens com o mesmo número de estrelas não necessariamente são iguais. Há uma certa variação entre os personagens com 3 estrelas em dano, por exemplo. Sem essa simplificação, seria preciso uma escala maior (10~ estrelas) para conseguir encaixar os personagens no seu devido lugar.


     

  • Venom só tem 1 estrela em dano? Ele tem setups de 200dmg!
    Embora os personagens com pouco dano (1~2 estrelas) tenham potencial de dano a partir de alguns setups (ou com Tension), seus combos padrões são abaixo da média. O Venom por exemplo tem dano bom a partir de um airdash j.S, mas seu dano a partir de 2K é bem baixo e o 2D exige que esteja colado ou que haja algum setup pronto antes.


 

Sobre os guias

  • Quanto tempo levou para escrever todos os guias?

Pouco menos de 3 meses, desde a ideia original até a publicação. Mas eu não editava nos finais de semana também…


 

  • Qual foi o processo de desenvolvimento dos guias?

Se eu já conheço o personagem, eu começo separando os golpes úteis e uma visão geral do personagem (a parte de pontos fortes/fracos, seu comportamento, etc.). Depois cruzo essas informações com as referencias na internet, principalmente o e-sports runner e o stream do Koichi, para ver o que faltou e se minhas informações estão corretas.

Se o personagem tem alguma mecânica específica, como o Wall Cling do Chipp, o Deja Vu do Bedman, etc., considero montar uma imagem e inserir alguns tópicos extras para explicá-las também.

Depois de montado o texto, passo para um revisor, normalmente alguém que joga há um bom tempo com o personagem. Aí tiro as dúvidas que tenho, corrijo os erros, implemento as sugestões do revisor e assim temos a versão final do guia, pronto para publicação!


 

  • Por que não fazer os guias em vídeo?

Porque os guias foram escritos e editados no meu tempo livre do trabalho e não tinha condições de editar vídeos aqui. Além disso, o tempo que uma edição de vídeo consome é muito maior e os guias não ficariam prontos para esse ano, considerando meu ritmo…


 

  • Esses combos são muito simples, há outros muito melhores!

A ideia dos combos e okizemes aqui é ser o mais simples possível para que um iniciante possa se preocupar mais em aprender a jogar e ser consistente com o personagem. A evolução dos combos e setups deve vir gradualmente, conforme o jogador evolui também.


 

  • Por que há guias mais detalhados que outros?

Depende muito das informações disponíveis do personagem e da sua complexidade. Personagens mais complexos como Zato-1 e Venom exigem uma descrição mais detalhada de suas mecânicas. Alguns personagens possuem coisas específicas também, como as armas da Elphelt, os itens do Faust, etc.


 

  • Por que nem todos os guias tem revisores?

Porque não encontrei revisores para todos os personagens. Nesse caso, usei como base o stream do Koichi, experiência pessoal e partidas de torneios para desenvolver o guia. Caso esteja interessado em revisar, basta mandar suas sugestões para mim!


 

  • Por que só o Xuxu é listado como “Co-autor” no guia da Ramlethal enquanto todos os outros são “Revisores”?

Porque o guia da Ramlethal foi, de longe, o mais difícil de escrever e a maior parte das informações ali foram dadas pelo Xuxu. Eu só tive o trabalho de organizá-las em um texto.

(mas agora me pergunto se alguém realmente reparou nisso…)


 

Sobre o Revelator

  • Os guias servirão para a versão Revelator?

Sim. Como a versão Revelator não alterou os personagens, somente mecânicas, os guias continuarão valendo para a nova versão! As principais mudanças serão o Burst Overdrive, Blitz Shield e Dust, que irei atualizar assim que a versão Revelator chegar aos consoles oficialmente.


 

  • Pretende fazer guias para os novos personagens também?

Sim, mas vou precisar reunir informações detalhadas deles primeiro. Johnny, Jack-O e Jam já tem bastante material, mas os personagens exclusivos de console Raven e Kum irão demorar um pouco mais para ter um guia completo. Para esses, irei começar com um guia bem mais básico antes de fazer uma versão completa.


 

Sobre a publicação

  • Posso publicar o guia em outros lugares?

Claro! Ficarei agradecido pela ajuda na divulgação! Apenas não se esqueça de listar:
– Link original
– Autor e revisor(es)
– Fontes


 

  • Posso te dar um PS4 pelo guia?

DEVE. ME WANTS PS4. ME WANTS DARK SOULS 3 REVELATOR 1080P/60FPS.

… nah, não fiz o guia para ter retorno financeiro, ainda mais considerando que as imagens são da 4Gamer wiki e eu tive a ajuda de muita gente no processo.

Não vou recusar doações, mas caso eu receba qualquer coisa pelos guias o valor será usado para conseguir mais material e ajudar eventos de Guilty Gear.

 


 

Voltar à página inicial: Guilty Gear Xrd – Guia de todos os personagens!