[Guilty Gear Xrd] Elphelt Valentine: Guia para iniciantes

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[Guilty Gear Xrd] Elphelt Valentine: Guia para iniciantes

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Elphelt Valentine

Elphelt Profile_Full_02
*Clique na imagem para ampliar*

  • Os golpes são com o personagem a esquerda da tela
  • Overdrives: Custam 50% Tension
  • Instant Kill: Exige a ativação do “IK Mode” antes, apertando P+K+S+HS
  • Dano: Quanto maior, mais dano o personagem causa em golpes e combos
  • Mobilidade: Quanto maior, mais rápido e mais opções de mobilidade o personagem possui
  • Alcance: Quanto maior, mais de longe o personagem é capaz de lutar
  • Defesa: Quanto maior, menos dano o personagem leva
  • Recomendado: Quanto maior, mais recomendado o personagem é para iniciantes (mais fácil de aprender e entender)

 
 
Elphelt 01_Indice

***IMPORTANTE***
Coloque o mouse sobre as palavras com sublinhado para obter uma explicação mais detalhada sobre o termo!

  • Pontos fortes
    Quais as vantagens do personagem em relação ao resto dos personagens

  • Pontos fracos
    Quais as desvantagens e dificuldades do personagem em relação ao resto dos personagens

  • Primeiros passos
    Por onde começar? Uma noção bem básica do que fazer com o personagem

  • Combos Simples
    Combos simples de fazer, para pegar o jeito aos poucos

  • Okizeme
    “Okizeme” aqui significa preparar algo depois de derrubar o oponente. É o momento mais vantajoso em Guilty Gear!

  • Evolução
    Depois de aprender até aqui, qual deve ser o próximo passo?

  • Referências
    Nomes de jogadores importantes, vídeos e links com mais informações sobre o personagem!


 
 
Elphelt 02_Pontos_Fortes

  • Dano alto
    Seus combos no corner com o Miss Travailler causam bastante dano e permitem preparar o indefensável com o Miss Confille depois, dando a oportunidade de causar mais dano ainda.

  • Ofensiva forte
    Elphelt possui várias ferramentas ofensivas a disposição. Seu Berry Pine e Miss Confille são bons de longe, ela possui golpes normais bons como 2S, 6HS, possui dash rápido e o Miss Travailler é bem forte de perto.

  • Okizeme forte
    O Berry Pine permite vários okizemes diferentes para a Elphelt, dificultando bastante a defesa do oponente. Além disso, há a oportunidade de fazer um indefensável no canto também.


 
 
Elphelt 03_Pontos_Fracos

  • Defensiva fraca
    Elphelt muitas vezes precisa gastar Tension para conseguir afastar o oponente. Seu único golpe invencível, Judge Better Half, custa 50% Tension. Suas outras opções são FD, Blitz Shield e DAA.

  • Anti-aéreo limitado
    Elphelt possui um anti-aéreo muito bom, o c.S, que é rápido e pega alto. No entanto ele só funciona com a Elphelt próxima ao oponente, sendo impossível usá-lo em situações onde o oponente vem pela diagonal ou pela frente.


 
 
Elphelt 04_Primeiros_Passos

O principal objetivo da Elphelt é conseguir colocar o oponente no canto, onde ela tem muitas opções para atacar com o Miss Travailler e o Berry Pine.

O básico dela consiste em controlar o espaço com o Berry Pine enquanto avança com seus golpes, diminuindo o espaço do oponente e forçando-o em direção ao canto. Uma vez no canto ela pode usar o Miss Travailler para pressionar o oponente ou o Berry Pine para abrir chances de usar seu 6P ou IAD j.S para tentar passar pela defesa dele.

Seu Miss Confille pode ser usado para impedir o oponente de avançar ou preparar algo de longe, como a May ou Venom preparando projéteis. Ele é bom também contra personagens com mobilidade limitada como Leo ou Potemkin, que tem mais dificuldade de fugir da mira do Miss Confille.

Na defensiva, suas opções normalmente envolvem gastar Tension com FD, Blitz Shield, DAA ou um Judge Better Half.

 

  • No chão: f.S, 2S, 5K, 6HS

Elphelt fS

O f.S é o principal golpe a média distância da Elphelt. A partir dele a Elphelt pode usar um Berry Pine, avançar com airdash ou com 2HS ou usar o Miss Travailler para pressionar o oponente.

 
Elphelt 2S

O 2S tem um alcance parecido com o f.S. A Elphelt consegue desviar de golpes altos e punir golpes baixos se fizer com antecipação, mas não pode ser cancelado em pulo ou 2HS. Se acertar, segue combo com o 5HS*n com o oponente em pé ou Bridal Express. Pode ser cancelado em Berry Pine ou Miss Travailler também.

 
Elphelt 5K

O 5K é usado de perto ou para cortar rasteiras do oponente como o 2D do Sol. Possui vários chains e é útil para iniciar uma pressão, permitindo usar um Berry Pine a qualquer momento ou pressionar com o Miss Travailler.

 
Elphelt 6H

O 6HS faz um arco na frente da Elphelt, cobrindo uma boa área de longe. Deve ser usado com antecipação para impedir o oponente de avançar, seja pelo chão ou pelo ar. Deve ser cancelado em Berry Pine ou Miss Travailler se defendido ou em RC se errar para evitar o recovery longo do golpe.

 

  • No ar: j.S, j.HS, j.D

Elphelt jS

As opções no ar da Elphelt são um pouco limitadas. Seu j.S possui um bom arco próximo a Elphelt e pode ser usado em disputas no chão e no ar. O final do golpe acerta para baixo e pode pegar nas costas do oponente também. Pode ser usado no airdash também, fazendo {j.S>HS} ou {j.S>P>HS} para pressionar o oponente, mas cuidado para não cair perto demais e ser agarrado quando tocar o chão.

 
Elphelt jH

Seu j.HS é parecido com o j.S, mas ele tem mais alcance só que com um arco mais para cima, por isso não acerta nas costas. Sua maior vantagem é jogar o oponente para baixo se acertar, derrubando-o para preparar um Berry Pine.

 
Elphelt jD

O j.D possui bom alcance horizontal, útil para soltar enquanto recua com a Elphelt ou impedir um oponente vindo pelo ar. Possui recuperação longa, por isso não deve ser usado de perto para evitar punições. Derruba o oponente se acertar próximo ao chão, permitindo preparar um Berry Pine em seguida.

 

  • Anti-aéreo: c.S, 2S

Elphelt cS

Seu principal anti-aéreo é o c.S. Rápido, bom alcance horizontal e segue combo para derrubar o oponente. É importante aprender a distância onde a Elphelt é considerada “de perto”, para evitar soltar f.S por acidente e ser punido. Por esse motivo é difícil usar esse anti-aéreo contra airdashes, sendo melhor arriscar um Air Throw, 2S ou antecipar com um 6HS. Se acertar, siga com {c.S(jc), j.P>S>HS>D>236P} para derrubar o oponente. Se preferir derrubá-lo perto da Elphelt, não faça o j.D no combo.

 
Elphelt 2S

O 2S faz a Elphelt deitar no chão, desviando da voadora do oponente. Embora muitas vezes o 2S não acerte o oponente vindo pelo ar, a Elphelt consegue se esquivar com o golpe e agarrar em seguida. Pode ser usado em situações onde o c.S não vai funcionar, como em um airdash.

 

  • Reversal: Judge Better Half

Elphelt Judge_Better_Half_01 Elphelt Judge_Better_Half_02

Seu único golpe invencível, o Judge Better Half é bem rápido mas com alcance curto. Pode ser usado no meio de pressões ou com a Elphelt se levantando, mas a punição é pesada se o golpe errar ou for defendido pois a Elphelt fica em estado de CH até tocar o chão.

Muitas vezes é preferível gastar 50% Tension em um DAA do que arriscar um Judge Better Half, por ser mais seguro e difícil de prever.

 

  • Berry Pine:

Elphelt Berry_Pine_01 Elphelt Berry_Pine_02

Ao fazer o comando, a Elphelt puxa o Berry Pine e uma contagem regressiva acima da barra de Tension avisa quanto tempo tem até a granada explodir. O Berry Pine atinge o oponente duas vezes, uma ao ser lançado e depois quando explode. Se a contagem regressiva zerar enquanto a Elphelt segura o Berry Pine, a granada explode nela mesma causando dano.

O Berry Pine é uma peça fundamental da Elphelt e serve para controlar o espaço de longe, ajudar na pressão de perto e fazer okizemes e indefensáveis.

A Elphelt pode puxar o Berry Pine no chão ou no ar, depois arremessá-lo com 4P (no chão ou no ar) ou 2P (somente no chão).

 
Elphelt Berry_Pine_4P

O 4P arremessa a granada para o alto para pegar um oponente do outro lado da tela ou cobrir o ar. Isso trava ele de longe, abrindo oportunidade para a Elphelt avançar ou usar o Miss Confille. Também pode forçar o oponente a avançar para desviar do Berry Pine, onde a Elphelt deve cortá-lo com seus golpes no chão como Bridal Express, 6HS ou Miss Travailler.

 
Elphelt Berry_Pine_2P

O 2P arremessa a granada próximo a Elphelt e é mais usado de perto ou contra um oponente avançando nela. No meio de uma pressão da Elphelt aproveite para jogar o Berry Pine após algum golpe como o 2D, travando o oponente na defesa enquanto a Elphelt avança novamente para pressionar.

O Berry Pine pode ser explodido por outros projéteis ou pelos tiros da Elphelt. Os golpes capazes de explodir o Berry Pine são o 5HS, j.D e os tiros do Miss Travailler e Miss Confille. Ele também pode ser rebatido pelos golpes do oponente, alterando sua trajetória.

 

  • Miss Confille:

Elphelt Miss_Confille_Stance

Quando a Elphelt prepara o Miss Confille, surge uma mira em cima do oponente que pode ser controlada com o direcional. Durante essa posição, a Elphelt não pode se mover ou defender. Ela pode atirar com P/K/S/HS e após o tiro a Elphelt guarda a arma, voltando a posição neutra a menos que ela use o Reload.

 
Elphelt Miss_Confille_Reload

O Reload deve ser feito logo após o tiro e permite que a Elphelt atire de novo sem sair da posição do Miss Confille. Há duas versões, o Reload normal e o “Perfect Reload”. O “Perfect Reload” acontece quando o comando “6” e “S” são pressionados exatamente ao mesmo tempo e faz com que o Reload seja bem mais rápido que o normal.

 
Elphelt Miss_Confille_Aim Elphelt Miss_Confille_Aim_02

Quando a mira fica parada por cerca de meio segundo, ela se concentra e fica maior – nesse momento, o tiro torna-se indefensável. Mover a mira remove o efeito e o tiro pode ser defendido normalmente de novo.

O Miss Confille pode ser usado para impedir o oponente de preparar algo de longe (ex: Zato invocando Eddie), para incomodar personagens com pouca mobilidade (Potemkin, Leo) ou para forçar o oponente a tomar a iniciativa de avançar. A mira move-se um pouco mais devagar que a maioria dos personagens correndo, então é preciso se antecipar ao movimento deles para conseguir acertar o tiro.

Seu outro uso é no okizeme, permitindo criar indefensáveis em conjunto com o Berry Pine. Há inúmeras formas de preparar esses indefensáveis, dependendo da situação da Elphelt na hora do combo.

 

  • Miss Travailler:

Elphelt Miss_Travailler_Stance

O Miss Travailler é usado próximo ao oponente para pressioná-lo. Diferente do Miss Confille, Elphelt pode se mover e defender mas não pode pular ou agarrar. Ela possui mais golpes nessa posição do que simplesmente atirar também:

 
Elphelt Miss_Travailler_Final

  • P: Uma coronhada rápida, pode ser cancelada nela mesma. Usada para manter o oponente na defesa de perto
  • K: Uma rolada para frente. Possui invencibilidade e pode cruzar o oponente, mas pode ser agarrado antes de terminar.
  • S: Um gancho com a arma. Usado para impedir o oponente de pular, possui invencibilidade em cima.
  • HS: Atira com a Travailler, principal fonte de dano da Elphelt, bom chip damage também. Causa mais dano e joga o oponente longe se estiver colado.
  • D: Throw. Um pouco lento, mas é invencível a Throws. É a forma da Elphelt de passar pela defesa do oponente durante o Travailler.
  • Reload: Igual ao do Miss Confille, permite que a Elphelt mantenha a posição do Miss Travailler após atirar com HS. Não possui “Perfect Reload”.

 
Elphelt Miss_Travailler_Charge

O HS possui duas versões, a normal e a carregada. Elphelt carrega o tiro quando ela fica parada na posição do Miss Travailler por um tempo, surgindo uma aura em volta dela para indicar o carregamento. Ela pode soltar outros golpes sem perder o carregamento, mas ele some se a Elphelt andar ou correr.

Esse tiro carregado sai mais rápido, causa mais dano e trava o oponente por mais tempo na defesa. Assim como o tiro normal, acertar o tiro de perto tem um efeito maior que de longe, causando mais dano e também wall stick no canto.

O Miss Travailler é usado para pressionar o oponente com seus golpes rápidos de perto até surgir a oportunidade de usar o D para agarrá-lo ou ele cometer um erro na defesa. Use o P e HS de perto para travá-lo na defesa e use o D para passar pela defesa dele em seguida. Caso ele comece a pular para tentar fugir o S pega ele no pulo, garantindo um combo ou jogando ele de volta na defensiva até surgir outra oportunidade de usar o D.


 
 
Elphelt 05_Combos

  • 5K>c.S>2D>214K
  • (anti-aéreo) c.S(jc), j.P>S>HS>D>236P
  • 6P>632146HS, dash j.K>S>HS>D>236P
  • (canto, Miss Travailler) D, (charge), S, HS>46HS, (charge), HS, dash c.S(jc), j.P>S>HS>D>236P


 
 
Elphelt 06_Okizeme

O okizeme básico da Elphelt consiste em usar o Berry Pine para forçar o oponente a se levantar defendendo enquanto a Elphelt tenta passar pela defesa dele. Há várias formas de fazer isso, mas essa é a mais simples (e bem eficiente):

  • Derrube o oponente com j.D, 2D ou Bridal Express
  • Puxe o Berry Pine logo em seguida
  • Arremesse o Berry Pine com 2P (evite ficar muito próximo ao oponente para evitar reações dele)
  • Quando o oponente defender o Berry Pine quicando, corra e solte um 2K no oponente
  • Alterne entre {2K>5K>c.S>2D} (low) e {2K>5K>c.S>6P} (overhead) para tentar passar pela defesa do oponente
  • Após acertar o 2D siga com {2D>214K, (explosão), c.S(jc), j.P>S>HS>D>236P}
  • Após acertar o 6P, siga com {6P, (explosão), dash c.S(jc), j.P>S>HS>D>236P}
  • Repita o okizeme
  • No canto é possível usar o Miss Travailler após o 2D ou 6P. Faça {2D>236HS, HS…} para explodir a granada com um tiro ou {6P>236HS, (explosão), HS…} para seguir com combos de tiro carregado


 
 
Elphelt 07_Evolução

  • Aprender os combos de maior dano no canto com Miss Travailler; Alguns são específicos para cada personagem
  • Aprender os combos que carregam o oponente até o canto
  • Aprender os indefensáveis e suas variações
  • Aprender a variar a pressão durante o Miss Travailler, para dificultar a leitura do oponente
  • Aprender a controlar o espaço com o Berry Pine, usando-o para impedir que o oponente avance por onde ele quer (chão ou ar)
  • Aprender o uso do Miss Confille de longe e seu YRC para ajudar na mira
  • Aprender as opções de anti-aéreo da Elphelt – c.S, 2S, Air Throw – e quando usar cada um
  • Há muito improviso envolvendo o Berry Pine, dependendo da contagem regressiva, posição após lançar ou mesmo a posição do oponente


 
 
Elphelt 08_Referências

Jogadores:

  • ふも (Fumo)
  • シャロン (Sharon)
  • ハンバーグ (Hamburger)
  • でぃ (Dei)

Vídeos:


Texto: Nikki
Revisão: Naruto
Imagens: 4Gamer

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